Integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar participaram na última quinta-feira, 7, do terceiro seminário realizado pelo município de Tubarão, na Casa da Cidadania, quando foi apresentado o trabalho consolidado do Plano Municipal de Macrodrenagem.
Os objetivos, etapas e o desenvolvimento deste grande projeto, que visa minimizar os impactos ambientais causados por alagamentos e cheias na região, através de medidas de restrições e obras em pontos chaves da cidade, foram apresentados ao público presente. Atualmente a etapa A, intitulada Atividades Preliminares, encontra-se pronta. A etapa B, chamada Diagnósticos e Fundamentos do Plano está em desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas – IPH, da Ufrgs, responsável pelos trabalhos realizados no projeto.
Serão lançados relatórios bimestrais para detalhar e acompanhar o andamento das atividades efetuadas, assim como seminários durante todo o período de desempenho do projeto para manter a população e os principais representantes da cidade bem informados e com uma crescente participação para a esclarecimento de dúvidas e apresentação de sugestões. O projeto engloba hoje sete etapas, que resultarão em cinco volumes reunindo todos os dados e estudos obtidos durante os processos de pesquisas. As etapas são:
a) Atividades Preliminares;
b) Diagnósticos e Fundamentos do Plano;
c) Medidas Estruturais;
d) Plano de Sub-Bacias Rurais e Urbanas;
e) Elaboração e Apresentação dos Programas;
f) Manual de Drenagem Urbana;
g) Relatório Final.
Fonte: Ascom do Comitê, com informações de Larissa Gassenferth (Gapp)