Projeto Capacitar, realizado pela Engie Brasil Energia, promove oficinas com foco na capacitação de agentes culturais e da comunidade
No Brasil há diversas formas de se incentivar a cultura, a saúde, o esporte e a educação. Visando promover a capacitação acerca da utilização de incentivos vindos de verbas que seriam destinadas a impostos e ao governo, a Engie desenvolveu o projeto Capacitar, que terá sua primeira etapa nesta semana, entre os dias 21 e 23, no Parque Ambiental, em Capivari de Baixo (SC).
Ao longo de sua execução, o projeto, que consiste na capacitação de entidades e líderes comunitários, realizará cursos presenciais, além de disponibilizar cartilhas sobre mecanismos de incentivos fiscais, beneficiando diversos estados, entre eles Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.
De acordo com Júlio Lunardi, diretor administrativo e coordenador do Comitê de Sustentabilidade da Engie, o Capacitar é uma importante ferramenta para discutir os incentivos fiscais, porque eles oportunizam a realização de muitos projetos, em diversas áreas. “A partir destes incentivos a verba de impostos retorna à população em forma de serviços prestados e produtos oferecidos, nos âmbitos culturais, educacionais, esportivos ou na saúde”, destaca.
Programação multidisciplinar
Para abordar as Leis de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a Lei de Incentivo ao Esporte, o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), o Fundo do Idoso, o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Prona/PCD) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), a organização do Capacitar reunirá especialistas do setor neste primeiro evento. “Até dezembro o conteúdo sobre os diferentes incentivos estará disponível no site do projeto e, ainda, entidades que não puderem participar dos encontros presenciais poderão receber o kit contendo todas as cartilhas via Correios”, destaca Mariana Kadletz, uma das palestrantes e também autora dos materiais impressos e online do Capacitar.
A programação do Capacitar será apresentada em blocos, conforme os temas, e as inscrições são gratuitas através do site: www.capacitar.vc. O projeto é uma realização da Egie e BNDES, com coordenação da Incentive Projetos e eventos.