Na última semana (05/10) o Colegiado Estadual de Educação, órgão ligado à Federação Catarinense de Municípios – FECAM, recebeu o diretor de Articulação com os Municípios da Secretaria de Estado da Educação – SED, Osmar Matiola, na sede da FECAM para apresentar a proposta de Calendário Escolar.
O esboço inicial aponta para um calendário que inicie no dia 6 de fevereiro, para os professores, e no dia 13, para os alunos. De acordo com a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marilene da Silva Pacheco, entre algumas das diferenças dos calendários 2016 e 2017 estariam o tempo de planejamento e formação para os professores nos meses de fevereiro e julho, e o tempo de recesso para os alunos no mês de julho que seria de 14 dias. A proposta agora será apresentada para os prefeitos para apreciação.
Durante a reunião foi deliberada ainda uma capacitação da Plataforma Conviva para os técnicos das Associações de Municípios. A capacitação será dada pela Undime/SC e tem por objetivo a orientação dos técnicos para que estes capacitem os Municípios na utilização da Plataforma.
Colegiado de Educação das Associações de Municípios: Esta é a 3ª reunião deste Colegiado que foi formado neste ano e é composto por um representante de cada entidade municipalista microrregional e um representante de cada um dos Colegiados Regionais de Educação. O Grupo estabelece um espaço para direcionar a atuação da Federação de acordo com as prioridades dos Municípios Catarinenses. “Este Colegiado vai ser indispensável, vamos assim aumentar o trabalho e conseguir fortalecer a equipe técnica”, comenta o coordenador do Colegiado de Educação da AMARP, Humberto L. Dalpizzol.
Para o assessor de assuntos educacionais da GRANFPOLIS, Antão Antônio David, a formação deste colegiado é de fundamental importância. “Precisamos da união das Associações pois isto refletirá diretamente nos municípios. Vai assim fortalecer a FECAM e por consequência os municípios na questão da gestão da educação”. A mesma opinião é compartilhada pela coordenadora municipal de educação de Itá, Viviani Maroso. “A formação deste colegiado propicia o fortalecimento da Educação junto aos municípios e respectivas Associações. A educação é muito densa e requer estudo e aperfeiçoamento dos profissionais, esse colegiado será fundamental para isto”, conclui ela.
A próxima reunião do grupo será no dia 29 de novembro, em Florianópolis.