Conforme definido na reunião do último dia 13, na assembleia mensal da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), em Florianópolis, secretários de saúde dos municípios catarinenses fizeram hoje (25)) uma mobilização em frente ao Centro Administrativo do Governo do Estado.
O ato chamado “em defesa do SUS” é uma ação reivindicatória pelo pagamento do Governo do Estado aos municípios, de R$ 101 milhões aproximadamente, referentes aos cofinanciamentos estaduais aos municípios e que estão atrasados, em média, há 7 meses.
A decisão pela manifestação pública de hoje foi tomada naquele dia depois de o secretário estadual de Saúde João Paulo Kleinubing declarar na ocasião que o governador Raimundo Colombo não tinha nenhuma previsão de pagamento para os municípios.
Antes da manifestação, integrantes do Cosems se reuniram com a presidência da Fecam quando foi apresentada uma proposta ao Governo do Estado. No final do dia o Cosems divulgou uma nota sobre os fatos.
Leia em anexo a nota e a declaração da presidente da Fecam, prefeita de Camboriú, Luzia Lourdes Coppi Mathias.