Começou nesta segunda-feira (7) de manhã a segunda etapa do Seminário Novos Gestores, promovido pela Confederação de Municípios (CNM), etapa que reúne os eleitos e reeleitos da região Sul do país, em Brasília. O diretor executivo da Amurel Celso Heidemann e 13 prefeitos eleitos e reeleitos estão no evento, que acontece até dia 9.
Em seguida, o evento reunirá os prefeitos do Nordeste, entre os dias 9 a 11. De acordo com a entidade, quase 2 mil chefes dos executivos municipais das duas regiões devem passar pela Capital Federal, durante esta semana.
A primeira etapa teve dois encontros, ocorridos de 24 a 28 de outubro, e obteve resultado positivo, segundo a CNM. Além de palestras com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, os participantes puderam obter orientações jurídicas e financeiras para começar bem seus mandatos. Além disso, ouviram alertas e orientações para uma gestão eficiente durante todo o exercício, de 2017 a 2020.
A importância da atuação do movimento municipalista no Congresso Nacional e o impacto disso nos governos locais também recebe destaque durante a ampla programação dos encontros. Esclarecimentos sobre leis vigentes, como a que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a que trata da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estão na pauta.
O tema desta quarta edição do seminário é Ponto de Partida para uma Gestão de Qualidade. “Vocês não imaginam a crise que vão enfrentar nesses quatro anos. Vamos alertar, vamos mostrar a realidade de forma transparente, sem panos quentes”, avisa Ziulkoski.
Assim como ocorreu nas duas primeiras edições, os especialistas da Confederação estão disponíveis nas instalações do evento para atender os participantes, que assumirão os cargos em janeiro do ano que vem. A Feira do Conhecimento, com a presença de parceiros e apoiadores também estará em funcionamento durante todos os dias da programação, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
Gestores da região Sul lotam balcão de atendimento de Educação nesta segunda-feira
O balcão de atendimento de Educação esteve lotado no início da manhã desta segunda-feira, 7 de novembro. Prefeitos eleitos e reeleitos da região Sul que participam do Seminário Novos Gestores estavam atentos às explicações da Confederação Nacional de Municípios (CNM), principalmente com os gastos da Educação.
O stand é uma oportunidade para que os novos gestores possam esclarecer dúvidas sobre a estrutura, programas e plataformas que são utilizadas pelos Municípios na área de Educação. Entre eles, a CNM está orientando os prefeitos sobre o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). A ferramenta eletrônica de acesso público via internet é operacionalizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ela coleta, processa e dissemina informações referentes aos orçamentos públicos em educação da União, dos Estados e dos Municípios.
O Seminário Novos Gestores com os prefeitos eleitos e reeleitos da Região Sul vai até a próxima quarta-feira, 9 de novembro. No mesmo dia, a CNM também recebe os vencedores das eleições municipais da Região Nordeste. Eles participam do evento até o dia 11 de novembro.