A gestão de resíduos da Amurel e o diagnóstico ambiental das áreas de APP foi um dos temas apresentados no terceiro e último dia do 1º Encontro Sul Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária, em Joinville (SC), evento ocorrido de 2 a 4 de novembro. O tema foi apresentado pelo gerente de gestão estratégica da Amurel, engenheiro ambiental e sanitarista Alexandre Martins.
O diagnóstico servirá para implementação do projeto de forma integrada visando à redução de custos e valorização dos resíduos quanto à reciclagem e coletas seletivas, a serem viabilizados por meio da integração dos municípios para minimizar custos. “Hoje temos o diagnóstico pronto e os desafios que os novos gestores terão pela frente”, disse. Segundo ele, dos 18 municípios, apenas quatro já contam com a lei aprovada. “As demais prefeituras vamos visitar no começo de 2017 para que possam fazer o encaminhamento à Câmara de Vereadores”, disse ele, aos participantes.
A proposta do projeto foca basicamente a redução de custos com a destinação desses resíduos. “As prefeituras passam por uma situação complicada e gastam até R$ 500 mil com a destinação de resíduos”, contabiliza. “É literalmente um dinheiro jogado no lixo e esse projeto reduzirá em até 20% o volume total dos resíduos gerados por esses municípios, economizando até R$ 300 mil ao mês”.
Fonte: Vandré Dubiela
(Assessoria de imprensa do ESBEA)