O diretor executivo da Amurel Celso Heidemann se encontra em Joinville desde ontem onde participa até amanhã (16) do 15º Congresso Catarinense de Municípios.
Prefeitos dos municípios de São Ludgero, São Martinho, Braço do Norte, Rio fortuna, Imaruí, Tubarão e Armazém também estão presentes no evento, que tem uma programação extensa.
Hoje, 15, Rio Fortuna recebeu o prêmio Participação Social, por ter conquistado o primeiro lugar nas mais de 80 variáveis estabelecidas e avaliadas pelo SIDEMS – Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável, da Fecam.
Gravatal e Imaruí também receberam premiação pela evolução do índice geral no SIDEMS.
Ontem, 14, os prefeitos presentes tiveram uma reunião com o secretário de estado da Casa Civil, Nelson Serpa, sobre a adesão dos municípios ao Programa do Governo Federal Criança Feliz. Em Santa Catarina, de um total de 61 municípios contemplados, 12 aderiram ao e 49 ainda não. Representados pela FECAM, a reunião, que teve a participação da presidente Adeliana Dal Pont, prefeita de São José, foi de redirecionamento sobre a responsabilidade dos recursos para aderir ou não a mais um programa federal.
Durante o encontro, foi decidido que a adesão dos municípios catarinenses será condicionada a algumas modificações sobre a execução do programa. Como alguns dos objetivos do Programa Criança Feliz já são executados pelas políticas públicas de Assistência Social, Saúde e Educação foi sugerido que as ações sejam agregadas as equipes já existentes nos municípios e o subsídio seja alocado no bloco da proteção social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS – Piso Básico Fixo), já que o Programa está vinculado a Assistência Social, enquanto área gestora.