You are currently viewing Novos colegiados de Turismo e Cultura têm a missão de reunir segmentos e implantar políticas públicas nos municípios

 

A Amurel promoveu na manhã dessa terça-feira, 9, uma reunião com gestores e responsáveis pelas áreas de Turismo e de Cultura dos municípios associados. Os objetivos principais da reunião foram a efetivação de colegiados em cada um dos segmentos, com eleição de diretorias, e apresentação do esboço do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS, discutido no último dia 4 de maio com o presidente da Embratur, o catarinense Vinícius Lumertz, e um grupo tubaronense composto por representantes da Amurel, Unisul, e prefeitura de tubarão.

O Plano Integrado está sendo conduzido pela Amurel e Unisul e faz parte de um projeto da Associação de fazer do turismo o grande impulsionador do desenvolvimento econômico da região, com foco na integração das potencialidades turísticas dos municípios. O PDITS foi apresentado aos grupos de Turismo e Cultura por Valter Alves Schmitz, vice-presidente da Fundação Unisul, presente na reunião na Embratur, na semana passada, em Brasília.

Também compuseram a mesa o diretor executivo da Amurel Celso Heidemann, o secretário de Planejamento de Tubarão Alexandre Moraes, representando o prefeito Joares Ponticelli, o prefeito de Grão Pará, Márcio Blasius, e o responsável pela organização e criação dos dois colegiados, Álvaro Dalmagro, representando a Amurel.

O PDITS prevê o cumprimento de várias etapas para a execução do mesmo, sendo que a organização dos entes públicos envolvidos é uma das primeiras e primordiais.  Para tanto foi escolhida uma diretoria para Colegiado de Turismo da Região da Amurel e posteriormente será elaborado um estatuto para o mesmo. A diretoria ficou assim:

Colegiado de Turismo

Coordenação: Tubarão (Josiane Linhares); Vice-coordenação: Imbituba (Paula da Rocha); 1ª secretaria: Grão Pará (Caroline Bonetti); 2ª secretaria: Treze de Maio (Jaison Bez Fontana)

 

Cultura

A formação de um grupo permanente de gestores de cultura também era uma meta antiga da Amurel. A diretoria acredita que esta seria um passo importante para fortalecer as discussões sobre cultura e implantar de maneira homogênea nos municípios os sistemas e políticas culturais preconizadas pelos governos federal e estadual. Na reunião de ontem foi possível escolher uma diretoria para o colegiado de Cultura, que ficará incumbida de dar prosseguimento à consolidação do grupo. Confira como ficou composta:

Colegiado de Cultura

Coordenação: Tubarão (José Paulo Garcia); Vice-coordenação: Sangão (Deise Formentin); 1ª secretaria: Treze de Maio (Adriane Bez Fonta Margotti); 2ª secretaria: São Ludgero (Francislene Becker Wessling)

As diretorias dos dois colegiados terão mandato de um ano.