A responsável pelo setor de Convênios da Amurel Luiza Stachechem dos Santos participou nesta semana de uma capacitação de multiplicadores da Rede Siconv – Módulo B, em Brasília, oferecido pelo Ministério do Planejamento. A Amurel tem um acordo de cooperação técnica para multiplicar o Siconv para os 18 municípios associados, com a metodologia do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
O Sistema de Convênios (Siconv) foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos. Entre as vantagens desta ferramenta está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.
A utilização do sistema contribui para a desburocratização da máquina pública e viabiliza investimentos para a educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente a população.
A capacitação ocorreu entre os dias 27 e 29 de junho, na Escola Nacional de Administração Pública – Enap. Além da capacitação, a técnica da Amurel aproveitou a ocasião para resolver problemas operacionais de sistema, dos municípios, com os técnicos do Ministério.