You are currently viewing Seminário na Arena Multiuso ontem à noite (4) marcou início de projeto Líder
Prefeitos e autoridades que formaram a mesa, logo após a assinatura do termo de adesão

 

A Amurel e Sebrae promoveram na noite de ontem, 4, o primeiro seminário regional visando à implementação do projeto Líder. O evento reuniu aproximadamente 130  pessoas dos setores público, privado e terceiro setor, dos 18 municípios associados. O encontro faz parte da fase pré-operacional do projeto, ou primeira fase, que é de identificação da situação regional e sensibilização e formação do grupo interessado em participar. A intenção é reunir empresários, executivos, gestores municipais e representantes de entidades da sociedade civil, com perfil de liderança e potencial para construir uma rede de parceiros da região, visando à elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento. No final de oito encontros, que acontecerão em aproximadamente oito meses, o objetivo é ter uma agenda para o desenvolvimento da região, com plano de ação e governança composta por integrantes do grupo onde a metodologia proposta pelo Sebrae foi aplicada.

A segunda fase

Na segunda fase do projeto, o grupo se estrutura, coopera e constrói estratégias de desenvolvimento. Os oito encontros de 12h, com intervalo de 3 a 4 semanas entre eles. Os encontros tratarão dos seguintes eixos: Construção da coesão e identidade do grupo; Gestão compartilhada da mudança; Desenvolvimento da liderança empreendedora; Oportunidades de articulação e negociação; A escolha do futuro da região; Formulação de estratégias de desenvolvimento; Elaboração do plano de ação; Institucionalização e governança do desenvolvimento da região.

A terceira fase

Na fase pós-operacional, o grupo se institucionaliza e haverá dois fóruns de monitoramento dos compromissos regionais, o segundo depois de 180 dias do término dos encontros.

Autoridades

O analista técnico do Sebrae Diego Demétrio  abriu a sessão de pronunciamentos e explicou detalhadamente a cronologia e objetivos do projeto. O presidente da Amurel, prefeito de Tubarão Joares Ponticelli,  o diretor-superintendente do Sebrae Santa Catarina, Carlos Guilherme Zigelli, e o deputado estadual, Gelson Merísio, representando Assembléia Legislativa estavam entre as autoridades que formaram a mesa de abertura do seminário. Em suas considerações, Joares Ponticelli lembrou que desde que assumiu a presidência da Amurel tem buscado implantar ações que contemplem o desenvolvimento integrado da região, e também estimulado os seus colegas prefeitos a pensarem da mesma forma. “Neste sentido, o projeto Líder vem ao encontro do que eu defendo enquanto presidente da Amurel, que é um pensamento coletivo, afinal nossos problemas e gargalos para o desenvolvimento são semelhantes e precisamos mais do que nunca unir esforços e conhecimento”, disse.

O evento encerrou com a palestra de Altair Rittes, ex-prefeito de Dionísio Cerqueira e membro integrante do Líder da Trifronteira, que integrou os municípios vizinhos de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, Bom Jesus do Sul e Barracão, no Paraná, e Bernardo de Irigoyen, na Argentina. Durante aproximadamente 40 minutos, Altair relatou de que forma o projeto Líder se desenvolveu na sua região e como ele impactou positivamente o desenvolvimento regional.

Prefeitos ou seus representantes assinaram o protocolo de adesão durante a cerimônia. Os demais presentes que desejaram se integrar ao projeto aderiram ao mesmo após o término do evento. Os interessados em conhecer melhor o projeto Líder podem procurar o diretor executivo da Amurel, Celso Heidemann (3626-5711) ou o Sebrae Tubarão (3626-4580).

Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da Amurel