You are currently viewing Comitê da Bacia contribui para recomposição de mata em Lauro Muller

Os alunos do 8º ano da Escola Municipal Hilário Pescador, de Lauro Müller, realizaram, no dia 16 de fevereiro a atividade inicial do ano letivo do Programa Defesa Civil na Escola, com o plantio de árvores nativas da região.

A atividade teve como intuito a conscientização das áreas de risco e a preservação ambiental como medida para redução de riscos e desastres. O plantio ocorreu em área de ocorrência de deslizamento de terra, no Bairro Bela Vista, ocorrido em janeiro de 2017, quando o município decretou Situação de Emergência, deixando muitas famílias desalojadas e em situação de risco.

As mudas plantadas no local são de árvores típicas da região. Entre elas, tarumã, mata olho, ingá feijão, ingá banana, araçá amarelo e quaresmeira roxa. Elas foram obtidas por intermédio do coordenador regional da Defesa Civil de Santa Satarina – Coredec, de Tubarão, Anderson Martins, junto ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, ao qual o município de Lauro Müller é integrante.

O coordenador regional da Defesa Civil (Amrec), Rosinei da Silveira, o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Lauro Müller, José Geraldo da Conceição, e as professoras Jaqueline Cristiane Pandini e Jordana dos Santos Alberton acompanharam a atividade. O servidor da Amurel Patrício Fileti, cedido para os trabalhos do Comitê, também acompanhou o trabalho do grupo. A Coordenadoria Regional de Defesa Civil é parceira do Comitê da Bacia em várias ações, em especial, no plantio de mudas em áreas de preservação permanente, áreas degradadas ou devastadas pela ação do tempo ou humana, na recomposição de matas ciliares e na preservação de nascentes.

 

 —

Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê