You are currently viewing Sul do Estado sediará próximo Fórum de Gestores de Cultura de Santa Catarina

 

No terceiro e último dia do 8º Fórum de Gestores de Cultura de Santa Catarina, sexta, dia 11, foi reservado para que os vencedores do Prêmio de Boas Práticas Culturais, anunciados na noite anterior, pudessem explicar ao público em geral as ações de sucesso dos seus municípios. O Prêmio de Colegiado de Cultura ficou com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – Ammvi, o de municípios até 5 mil habitantes foi para a cidade de Formosa do Sul. Como não houve participantes na categoria de 5 mil a 20 mil habitantes, o Comitê Gestor do Congesc decidiu premiar duas ações exitosas de municípios com mais de 20 mil habitantes, sendo o segundo melhor município, São Francisco do Sul, e o grande vencedor da categoria a cidade de Itajaí.

O gestor da Fundação Cultural de Itajaí, Nomélio Pedro Weber, ressaltou o compromisso com a comunidade do projeto agraciado. “É uma enorme honra. Mas entendo que é, acima de tudo, o reconhecimento de um modelo de programa que valoriza o setor da cultura, é o compromisso dela com a geração de oportunidades e da sua transversalidade com o social, a segurança e a economia criativa”, a cidade recebeu o prêmio pelo projeto “Oficinas de artes”. Daiane Frigo, ex-gestora de cultura de Formosa do Sul, ressalta o trabalho em prol da comunidade e seus reflexos: “nossa satisfação é muito grande porque além de ter mobilizado a cultura no município, esta experiência pode ser compartilhada e contribui para potencializar a cultura nos demais municípios”, Formosa do Sul foi premiada pelo projeto “Estruturação da gestão cultural”.

São Francisco do Sul foi premiado pelo projeto “Educação patrimonial” e AMMVI pelo projeto “Relatório de atividades histórico do Colegiado”. Ainda, Roselaine Vinhas, ex-gestora de cultura de Chapecó, ex-presidente do Congesc e do Conselho Estadual de Cultura, recebeu uma homenagem pela sua dedicação e empenho em prol da cultura no Estado de Santa Catarina.

Os projetos foram apresentados à plenária logo após a defesa dos três municípios candidatos a sediar o Fórum no próximo ano. Em seguida o Comitê Gestor do Congesc apresentou a minuta da “Carta de Bombinhas” a qual teve os acréscimos e supressões indicadas pela assembleia, que reafirmou e deliberou a necessidade de ações conjuntas de alinhamento das políticas públicas de Cultura nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal.

A gestora da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, Nívea Maria da Silva Bücker, também presidente do Congesc, comentou o contentamento de ser anfitrião e a produtividade do acontecimento: “como gestora bombinense foi muito satisfatório porque mostramos como somos acolhedores, hospitaleiros e ter esse retorno do público nos deixa muito feliz. Em nome do Congesc, o Fórum foi extremamente positivo, foi recorde de público, todos os debates e palestras de muita qualidade, e o mais importante é proporcionar o intercâmbio e a interação entre os participantes”.

Para encerrar os trabalhos, foi anunciada a cidade anfitriã do IX Fórum Catarinense de Gestores de Cultura: Garopaba venceu a disputa com os municípios de Concórdia e Blumenau, recebendo exatos 100 votos. Marcus Israel, diretor de cultura garopabense enfatizou a importância de receber o Fórum em 2019: “estamos muito felizes, sabemos a importância disso para o nosso Colegiado recém-criado e sensibilizará os prefeitos da região para essa bandeira da cultura. Além disso, com esse evento fomentamos o turismo e a economia numa época de sazonalidade”, conclui Marcus Israel.

Os representantes da Cultura dos municípios da Amurel, Amrec e Amesc presentes apoiaram e votaram em Garopaba para sediar o próximo Fórum.

Álvaro Dalmagro – Ascom da Amurel, com informações compartilhadas por Márcia Cristina Ferreira, assessora de comunicação de Bombinhas