O segundo dia do 8º Fórum Catarinense de Gestores de Cultura, em Bombinhas, foi reservado a quatro oficinas sobre temáticas recorrentes para o setor. Sistema Municipal de Cultura e seus elementos constitutivos foi uma delas, ministrada pela consultora Roselaine Vinhas, ex-presidente do Colegiado Estadual de Gestores de Cultura, do Conselho Estadual de Cultura e ex-secretária de Cultura de Chapecó, cargo que ocupou por 9 anos.
Concomitantemente aconteceram as oficinas de Biblioteca Pública: Uma Gestão Além do Livro, com Gizelle Freitas, coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina; Elaboração de Metas para Planos Municipais de Cultura, com Helena Kuerten de Salles, do Departamento de Ciências da Administração da Ufsc; e Legislação de Patrimônio: As Ferramentas Existentes e as Novas Possibilidades. Com Vanessa Maria Pereira, diretora de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura – FCC.
No primeiro dia do evento que acontece em Bombinhas, na quarta-feira, aconteceram palestras, oficinas, cases de sucesso, debates, mesas redondas e atividades culturais.
Nesta sexta-feira (11), último dia do evento haverá a apresentação para escolha da cidade sede do Fórum de 2019 e plenária do Fórum de Gestores Municipais de Cultura de SC, e o debate, integração das regiões e construção da Carta de Bombinhas.
O evento ocorre no salão de eventos de um hotel de Bombinhas.
—
Álvaro Dalmagro – Assessor de Comunicação e articulador do Colegiado de Gestores de Cultura e Turismo da Amurel