You are currently viewing Congresso de Prefeitos inicia com motivação e incentivo a inovação
Presidente da Amurel, prefeito Robson Back está na comitiva da Associação mno Congresso de Pefreitos

Começou na tarde de ontem (11) no CentroSul, em Florianópolis, o Congresso de Prefeitos, organizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), com apoio das associações de municípios. Três palestras em formato TED (sigla em inglês, que significa Tecnologia, Entretenimento, Planejamento) marcaram a abertura do evento e abordaram liderança, tecnologia, planejamento e inovação.

O presidente da Fecam e prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni deu boas-vindas e chamou os prefeitos a compartilhar as boas práticas de gestão nos seus municípios. “Nós prefeitos temos muito que ouvir e conhecer em gestão e eficiência pública. Valorizar o que de bom tem sido feito em diversas prefeituras catarinenses e que podem ser aplicadas com êxito é o nosso objetivo”, destacou.

O primeiro a palestrar foi Gabriel Leite sobre “Tecnologia, inovação e redes sociais: o impacto sobre a vida das pessoas e cidades”. Ele falou sobre a transformação social que estamos vivendo com a internet e as redes sociais. “Tudo é para ontem. As pessoas estão sofrendo de ansiedade”, afirmou. Também alertou sobre a importância da comunicação digital e de planejamento para estar em cada rede social, com objetivos e formatos diferentes. “Seja original. Seja humano e não busque só números”, disse com relação a comunicação digital.

O segundo a subir ao palco foi o consultor em Planejamento e Monitoramento Estratégico, Júlio Filgueira, com o tema “Desafios e agir de forma planejada”. Ele chamou atenção das lideranças com relação a gestão de tempo. “Vai faltar tempo”, assegurou Filgueira, reforçando a importância do planejamento, e da execução. “Não adianta um bom plano, sem tirar esse plano do papel”.

O último a palestrar foi o consultor da área de inovação e tecnologia, Igor Drudi, abordando o “papel da liderança na inovação”. Ele convidou os prefeitos a apostar em inovação e explicou que não se trata só de atrelar novas oportunidades com tecnologia, mas como uma nova prática. Exemplificou, falando do case da prefeitura de Londrina, no Paraná, que fez um processo seletivo, nos moldes das empresas privadas para compor a Secretaria de Educação, gerando impacto positivo na comunidade educacional do município, melhores resultados e simpatia da população.

À noite a Fecam ofereceu um jantar aos participantes do evento.

Fonte: Jornalista Antônio Rozeng (Amrec)