You are currently viewing Lideranças regionais definem eixos para o desenvolvimento

 

Os eixos necessários para o desenvolvimento dos municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Lagunar (Amurel) foram elencados durante o Programa Líder, desenvolvido com o apoio do Sebrae/SC. Lideranças do setor público, empresários e representantes do terceiro setor participaram das reuniões realizadas durante os últimos nove meses e entenderam que o desenvolvimento da região precisa, necessariamente, de integração entre os municípios e os diversos setores da sociedade. 

 

Inovação em Gestão Pública; Agronegócio; Infraestrutura; Educação, Inovação e Tecnologia, além do Turismo Integrado, são os cinco pilares a serem trabalhados para o desenvolvimento da Amurel. Segundo a assistente de atendimento do Sebrae de Tubarão, Renata Goulart Fernandes, criou-se um cronograma com metas a serem cumpridas. “Em dezembro voltaremos a nos encontrar e vamos continuar a conversar sobre o que tem sido realizado”, expõe. 

 

Toda a discussão sobre o desenvolvimento da Amurel foi coordenada pelo Sebrae/SC. “Foram meses de conversas para que estes eixos fossem definidos. Coordenamos este trabalho para criar planos que possam ser executados e que alavanquem o desenvolvimento da nossa região”, aponta Murilo Gelosa, coordenador regional Sul do Sebrae/SC.

 

Ações já começam a ser executadas

 

Segundo o presidente da Amurel, o prefeito de São Martinho, Robson Jean Back, algumas ações já são colocadas em prática. Para a área de Inovação em Gestão Pública, por exemplo, foi criada uma base de dados com boas ações já praticadas pelos governos. “Dessa forma, podemos buscar práticas já testadas e que deram certo. É uma forma de inovação”, pontua. 

 

Back também reforça a importância da união de todos os setores. “É fundamental a participação do empresariado e de representantes de todas as classes para discutirmos o desenvolvimento. Não é apenas com o Poder Público que o desenvolvimento ocorre. A classe empresarial deve estar junto conosco. Para que todo este trabalho dê certo, é necessário que este tripé esteja bem firmado”, aponta. 

 

Agenda regional

 

Durante os encontros do Programa Líder, segundo o facilitador do Sebrae/SC, Ricardo Klein, trabalhou-se a identificação dos eixos estratégicos dos municípios e o alinhamento dos objetivos. “Construímos a missão, visão e valores da região ao longo dos últimos anos, criando uma agenda de propostas regional visando o nosso desenvolvimento”, comenta. 

 

Com a finalização dos planos de ação, definiu-se que a Amurel será a responsável pela liderança do programa. “Vamos usar a estrutura da Associação, através de um Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM/Amurel), que dará autonomia ao grupo para criar uma câmara temática”, ressalta.  

 

Este programa é realizado em outras partes de Santa Catarina e o diferencial é a parceria com as associações de municípios. “Isso é importante, porque estes municípios possuem a mesma identidade, estão entrosadas. Cada microrregião possui demandas muito parecidas”, salienta.

 

O resultado do trabalho do grupo foi apresentado no oitavo e último encontro da fase operacional do projeto, realizado no Hotel Internacional de Gravatal, ontem (10), para convidados especiais, escolhidos pelos próprios integrantes dos eixos.  Hoje (11), os grupos traçaram estratégias e ações para a fase pós-operacional, que entre outras atividades, prevê a realização de dois seminários: o primeiro deles no dia 5 de dezembro. Até lá, os grupos trabalharão questões que tenham sido definidas pelos mesmos, no cronograma.

O programa Líder estabeleceu estratégias e ações para um período de 20 anos e será monitorado e orientado pelo Sebrae.

 

(Texto e fotos: Angélica Brunatto (Nazario & Bortot Comunicação) e Álvaro Dalmagro (D’Alma Comunicação/Amurel)