Lideranças do setor público, privado e representantes do terceiro setor participaram durante quase um ano de encontros previstos pelo Projeto Líder Sebrae/Amurel. Elas entenderam que o desenvolvimento da região precisa, necessariamente, de integração entre os municípios e os diversos setores da sociedade.
Dentro da metodologia proposta pelo programa, o grupo escolheu cinco eixos de desenvolvimento: Inovação em Gestão Pública; Agronegócio; Infraestrutura; Educação, Inovação e Tecnologia; e Turismo Integrado.
Cada eixo está sob a responsabilidade de um grupo de pessoas, que estão incumbidos de dar prosseguimento aos trabalhos pré-estabelecidos ao longo dos encontros.
Melhorar o gerenciamento e tratamento do lixo produzido na região é uma das propostas que integram o Eixo Infraestrutura. Disseminar a cultura do “Lixo Zero” na região da Amurel visa contribuir neste processo, e é a temática do seminário promovido pelo grupo do referido eixo, no próximo dia 6 de novembro.
Lixo Zero é um conceito que promove o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos. O objetivo é o fim do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários ou incineradores. O processo recomendado é semelhante à forma que os recursos são reutilizados na natureza
O seminário é voltado às pessoas que trabalham no setor de meio ambiente dos municípios associados, prefeitos, lojistas e demais interessados, e acontece no dia 6 de novembro, das 8h30min às 12h na Câmara de Dirigentes Lojistas de Tubarão – CDL, na Rua Coronel Colaço, 144, Centro.
A inscrição é gratuita, porém precisa ser feita devido à limitação de público. Ela pode ser feita no portal da Amurel (www.amurel.org.br) ou CLIQUE AQUI
Veja a programação do evento
1 – Panorama regional sobre a situação dos resíduos sólidos da região da Amurel
Eng. Alexandre Martins da Silva – Amurel
2 – Palestra – Conceito Lixo Zero
Engº. André Montagna – Aequo Soluções em Sustentabilidade
3 – Palestra – Alternativas de melhoria – Gestão de Resíduos
Engº. Guilherme Nunes Bressan – Ipê Engenharia e Meio Ambiente
4 – Palestra – Economia Solidária e Reciclagem Popular – O papel dos catadores na reciclagem-
Economista prof. João Antolino
5 – Elaboração construção de um documento ao final tratando de encaminhamentos –
Eng. ambiental Renata Porto;
Para mais informações:
1) Sobre o evento (temas e palestrantes), engenheiro Atamir Brunel Alves – 99135-2536 e eng. ambiental Renata Porto 48 9647-1632
2) Sobre a organização, Patricia – Amurel 3626 – 5711
Realização
Líder integração da AMUREL
Area-TB, Amurel, Sebrae, CDL, Aequo Soluções em Sustentabilidade, Ipê Engenharia e Meio Ambiente