Em um feito inédito, a Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) conquistou a presidência de duas entidades muito importantes para o municipalismo e para a gestão pública municipal: A Federação de Municípios da Região de Laguna (Fecam) passou a ser presidida pelo município de Tubarão, na pessoa do prefeito Joares Ponticelli, e o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (Ciga) está sob o comando do município de São Martinho, representado pelo prefeito Robson Jean Back. A Fecam já havia sido presidida por Tubarão em 1991, à época, governada pelo prefeito Estener Soratto, mas o Ciga nunca tinha sido comandado por um município da Amurel desde sua criação, em 2007.
As eleições do Sistema Fecam, que contou também com a escolha de novas diretorias para a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem) e CIM/Catarina começaram a ser definidas ainda no final do ano passado, com a negociação entre prefeitos e partidos políticos, respeitando acordos habituais entre os gestores, buscando a pluralidade na representação das entidades do Sistema.
A Fecam, entidade máxima do municipalismo catarinense, formada por 21 associações de municípios teve homologada apenas uma chapa, que confirmou a presidência de Joares Ponticelli para a gestão 2019/2020. A chapa de consenso foi deliberada pelos prefeitos e prefeitas indicados ao processo eleitoral pelas associações de municípios. Nesta metodologia, já tradicional, o municipalismo catarinense contempla a ampla representação regional e a diversidade política de Santa Catarina. Comandaram a presidência da FECAM nos últimos anos a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, do PSD (2017); o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, do MDB (2018); com interinidade assumida pela prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind do PP e, agora, com a indicação de chapa liderada pelo prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli do PP.
“Sempre fui um defensor do associativismo. Estou muito motivado para esse novo desafio. Temos um time com excelentes nomes que têm todas as condições para cumprir as várias demandas e pautas da Fecam”, destacou o prefeito de Tubarão. Ponticelli foi presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em 2013, ano em que assumiu interinamente o Governo do Estado por um período de 10 dias. Em 2017, presidiu a Amurel. Em 2018 atuou como membro titular do Conselho Fiscal da Fecam. Atualmente é vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FPN) – gestão 2017/2019.
A chapa para as eleições da Fecam é também formada pelo prefeito de Balneário Piçarras (Amfri), Leonel José Martins, como 1º vice-presidente; o prefeito de Itapoá (Amunesc), Marlon Roberto Neuber, como 2º vice-presidente; o prefeito de Itapiranga (Ameosc), Jorge Welter, como 3º vice-presidente; o prefeito de Pomerode (Ammvi), Ércio Kriek, como 1º secretário e o prefeito de Mafra (Amplanorte), Wellington Roberto Bielecki, como 2º Secretário.
O Conselho Fiscal é integrado por oito titulares e sete suplentes, todos prefeitos. Os conselhos Executivo e Fiscal, juntamente com o Conselho Deliberativo, composto pelos prefeitos que presidem as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina, formam uma diretoria pluripartidária e contemplam todas as regiões do estado.
Robson Back vai comandar o Ciga no momento de ascensão do Consórcio
O Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (Ciga) é um consórcio público fundado em 2007 pela Fecam, com o propósito de desenvolver soluções para o aperfeiçoamento da gestão pública, usando a tecnologia da informação. Em 11 anos de atuação, o Consórcio tem consorciado 291 dos 295 municípios catarinenses, e expandiu sua atuação a outros estados, como Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul, levando soluções inovadoras, com custo acessível aos seus consorciados. Já atinge 317 municípios consorciados, abrangendo uma população de 19 milhões de habitantes. Além de Florianópolis, o Ciga hoje atende várias capitais do país, como Porto Alegre, Curitiba, Salvador, João Pessoa, Rio Branco, Porto Velho e Recife.
Sua atuação está em sistemas voltado a transparência pública e eficiência da gestão pública. Promovendo economia de recursos públicos especialmente pela forma compartilhada de atuação entre os municípios. Com o propósito de tornar cidades inteligentes e sustentáveis, permite a troca de experiências e tecnologia entre as cidades de pequeno, médio e grande portes. Os dados de economia chegam a 98% na disponibilização de sistemas e ultrapassaram em 2018 a marca dos 100 milhões em economia aos consorciados.
O prefeito Robson Back, que já ocupava a vice-presidência do Ciga, assume o comando no ápice do Consórcio, o que para ele, aumenta ainda mais a sua responsabilidade frente ao novo desafio.”
“Assumimos mais esta responsabilidade em prol do municipalismo catarinense. A população exige cada vez mais transparência e agilidade na prestação do serviço público, e o Ciga tem este importante papel no desenvolvimento de sistemas e inovações em prol se cidades mais inteligentes e sustentáveis.”
Currículo
O prefeito de São Martinho Robson Jean Back é graduado Bacharel em Ciências da Computação pela Unisul, foi vice-presidente de Ciga na última gestão, e tem participado desde 2017 dos principais temas de interesse dos municípios, entre eles a discussão sobre o sistema integrado de gestão, com o TCE
Egem
A Amurel também está representada na nova diretoria da Escola de Gestão Pública Municipal pelo prefeito de Rio Fortuna, Lindomar Ballmann, que passou a ocupar a 2ª vice-presidência.
O processo eleitoral da Fecam e das entidades que compõe o sistema Fecam aconteceu nesta terça-feira (15), em atos que iniciaram às 9h, no auditório Milton Feto, da Federação das Indústrias de Santa Catarina – Fiesc.
A posse oficial de todos os eleitos foi realizada à tarde, após a palestra sobre “Cenários 2019: a política e a economia no radar de Santa Catarina”, ministrada pelo doutor em economia, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Samuel de Abreu Pessôa.
–
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação