Os municípios da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) estiveram reunidos nesta terça-feira (28), através de uma videoconferência, com o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino. Também participaram da atividade representantes dos municípios das regiões da Associação dos Municípios Região Carbonífera (Amrec) e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).
O encontro atendeu a uma solicitação feita pela Amurel, assinada por todos os 18 prefeitos, e outras associações de municípios. Serão sete encontros macrorregionais, que pretendem aproximar e orientar as secretarias municipais de saúde com as ações de atendimento em infraestrutura hospitalar previstas pelo Governo de Santa Catarina.
A videoconferência foi coordenada pelo secretário-executivo da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Rui Braun. As demandas da Amurel foram apresentadas pelo presidente Rosenvaldo Júnior, prefeito de Imbituba. Ele reafirmou a intenção de que o Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, deva ser o hospital de referência para a Covid-19 na região. Requereu ainda respiradores, EPIs e leitos de UTI para os hospitais da região. E pediu especialmente por um canal permanente de comunicação com o governo do Estado.