O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Amurel – CIM-Amurel realizou uma Assembleia Geral Extraordinária nesta sexta-feira (29) com prefeitos e representantes dos municípios consorciados.
Uma das pautas foi a deliberação acerca de alterações no estatuto do CIM-Amurel com relação à data de realização das eleições (atualmente designada para ocorrer na última Assembleia Geral Ordinária do ano, em dezembro), bem como acerca do prazo de duração do mandato (atualmente fixado por 1 ano).
A justificativa para a proposta de alteração estatutária na cláusula que prevê a realização das eleições no final do ano é que tal disposição dificulta a realização das eleições, em especial, decorrente de dificuldades de alcançar-se quórum mínimo, considerando que ocorrem mudanças no comando das prefeituras com o início de cada novo mandato, bem como dadas as dificuldades de realização de assembleias ao fim de ano, pelo aumento da carga de trabalho dos prefeitos para colocar em dia o ano-exercício que está por encerrar. A assembleia de hoje aprovou a alteração estatutária para que sejam realizadas as eleições na primeira dezena de janeiro.
Outra alteração estatutária proposta e aprovada diz respeito ao prazo do mandato dos eleitos, atualmente fixado em 1 ano, autorizando-se apenas uma reeleição. Considerou-se que o prazo de 1 ano, ainda que autorizada a reeleição, é insuficiente para o exercício de uma gestão competente e eficaz, uma vez que o CIM-Amurel opera no regime de direito público, que envolve licitações, contratos de médio/longo prazo etc., mostrando-se fundamental a alteração no prazo de duração dos mandatos visando o melhor interesse do Consórcio na consecução de seus objetivos. Esta cláusula o estatuto foi alterada para um mandato de 2 anos e mantida a possibilidade de apenas uma reeleição.
Definidas estas alterações, os prefeitos escolheram a nova diretoria, já com mandato de 2 anos a partir de hoje (2021-2022). O prefeito de São Ludgero Ibaneis Lembeck, que já exercia a presidência do CIM foi mantido na função. O prefeito de São Ludgero não poderá se candidatar novamente à reeleição em 2023, pois já exerceu a presidência nos 2 últimos anos (2019 e 2020).
Acompanhe abaixo a relação de todos os cargos e ocupantes.
Presidente: Ibaneis Lembeck – São Ludgero
Vice–presidente: Vicente Corrêa Costa – Capivari de Baixo
Conselho Fiscal:
Robson Jean Back – São Martinho
Joares Carlos Ponticelli – Tubarão
Cleinils Rodrigues da Silva – Gravatal
Conselho de Administração:
Samir Azmi Ibrahim Muhammad Ahmad – Laguna
Luiz Paulo Rodrigues Mendes – Armazém
Agnaldo Filippi – Pedras Grandes