O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, através da Câmara Técnica de Nascentes, Lagos, Lagoas, APP’s e PCHs, visitou nos dias 29 de maio e 05 de julho mais quatro nascentes protegidas pelo Comitê, em três municípios de um total de 22 que compreendem a Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar. As quatro nascentes ficam nos municípios de Anitápolis (comunidade de Rio da Prata), São Bonifácio (comunidade de Rio do Poncho), Santa Rosa de Lima (na comunidade de Rio do Meio) e no município de Rio Fortuna (comunidade de Rio Bravo Baixo). As nascentes integram o projeto de proteção e recuperação de nascentes executado pelo Comitê e parceiros desde 2009, e que contempla outras 58 nascentes na Bacia Hidrográfica. As visitas foram feitas pelo secretário executivo do Comitê e coordenador da Câmara Técnica, Patrício Fileti, funcionário cedido pela AMUREL para as atividades do Comitê e que também representa a Associação na entidade.
O objetivo das visitas, que continuarão a ser feitas, é verificar as condições em que se encontram os equipamentos protetivos implantados, como o cercamento (moirões e arame), placas de identificação do local, o volume de água da nascente e o estágio vegetativo em que se encontram as mudas nativas e nativas frutíferas plantadas no lugar.
Logo após é montado um diagnóstico de como é possível melhorar a execuções dos próximos projetos de proteção. Estes futuros projetos serão encaminhados às entidades e governos que queiram fazer parcerias com o Comitê para proteção de outras nascentes, pois é sabido que que para se ter mais água é preciso proteger mais nascentes.
As visitas são feitas graças a recursos que o Comitê recebe das seguintes entidades parceiras: AMUREL, Siecesc, PCHs, Engie e Acit.
–
Assessoriade Comunicação da Amurel- Com informações do Comite da Bacia/Imagens de divulgação cedidas pelo Comitê