You are currently viewing Adesão ao programa Penso, Logo Destino do IMA ocorre nesta quinta-feira na Amurel

Nesta quinta-feira, 17, será realizado na sede da Amurel, às 14h, o ato de assinatura do termo de cooperação do programa Penso, Logo Destino do Instituto de Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina, cujo objetivo é a implementação da logística reversa nos municípios de até 20.000 habitantes.

Em 17 de dezembro de 2019, o IMA lançou o programa que tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da logística reversa.

Para isso, atua como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.

O programa Penso, Logo Destino é executado em três etapas: logística reversa, coleta seletiva e resíduos orgânicos. A intenção é que após o desenvolvimento das três fases do projeto, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla e reutiliza e que menos produz resíduo.

No mês de janeiro foi realizada uma reunião de apresentação do programa para o conhecimento e adesão dos municípios de até 20 mil habitantes. O debate seguiu os termos da política nacional de resíduos sólidos (lei 12305/2010, regulamentada pelo decreto 7404/2010). A meta é estruturar e implementar sistemas de logística reversa de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.

Assinarão o termo de cooperação os municípios de Armazém, Grão-Pará, Gravatal, Imaruí, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Paulo Lopes.