O Colegiado de Administração e Fazenda da AMUREL realizou um treinamento sobre legislação do retorno de ICMS, forma de distribuição, riscos e perdas, SAT e suas funções, extração de informação e cruzamento e casos práticos.
O objetivo foi esclarecer e desmistificar o retorno de ICMS, aprofundando os temas com demonstração na prática, utilizando o sistema de administração tributária SAT da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) para que os secretários possam acompanhar o retorno e tomada de decisão para correção de valor adicionado (VA), para que sejam compensados com uma participação no produto de sua arrecadação – não de ICMS.
O colegiado é coordenado por Léo Fuchter, secretário de Administraçcão de São Ludgero. Contou ainda com a participação dos secretários Marcelo Daufenback Pompeu, de Gravatal; Ramon Beza Garcia, de Braço do Norte, Camila Nandi Zanela, de Treze de Maio; Gilmar Rosa, de Jaguaruna; e Júnior Schimitz, de Rio Fortuna. A abordagem foi feita por Everson Guimarães e Antônio dos Passos Padilha – ambos trabalham no setor de Movimento Econômico da AMUREL.