You are currently viewing AMUREL homenageia Pedras Grandes pelos 145 anos da imigração italiana no Sul de SC

A Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL) parabeniza o município de Pedras Grandes e a localidade de Azambuja pelo marco dos 145 anos da imigração italiana no Sul de Santa Catarina. Um grande calendário festivo foi concluído neste final de semana, coordenado pelo prefeito Agnaldo Filippi, presidente da AMUREL.

A data marca a fundação e desenvolvimento da Colônia Azambuja no Estado. Cerca de 60% da população do Estado é descendente de italianos. a história da colonização teve início em 28 de abril de 1877, com a chegada das primeiras famílias de imigrantes, com 90 famílias, somando um total de 291 pessoas vindos a bordo do navio vapor Rivadavia. Para homenagear os imigrantes, a rota italiana do sul do estado e a ligação com a Itália, foi proposta a construção de uma réplica da Torre de Pisa, que será um centro cultural, educacional, que irá fomentar a ligação com a Itália e ajudar no desenvolvimento do turismo na região.

A obra está orçada em torno de R$ 3,5 milhões de investimentos do governo federal e estadual. O monumento original, localizado na região da Toscana, na Itália, tem 57 metros de altura e 15 metros de diâmetro, explicou o prefeito. Já a construção em solo catarinense, terá 30 metros de altura e 8 metros de diâmetro e terá como diferencial ser o primeiro prédio do mundo que será inclinada depois de concluída. O projeto é elaborado pela prefeitura e ainda prevê outras obras no entorno da réplica, que será erguida na praça central do distrito de Azambuja. A previsão de conclusão até 2024.    

 

Com informações da Assembleia Legislativa de Santa Catarina