O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação de Municípios da Região de Laguna (CIM-AMUREL), representado pela Médica Veterinária do consórcio Késsya Niero, participou na última semana do Seminário de Estruturação Básica para os Serviços de Inspeção Aderidos realizado em Brasília.
No seminário foram debatidos temas importantes como a regulamentação do comércio no consórcio e cadastro no e-SISBI, programas de análises laboratoriais e autocontrole, aplicação de medidas fiscais e cautelares, registro de produtos e rotulagem, entre outros.
“O seminário foi bastante proveitoso, sendo que com ele é possível ter uma visão maior das exigências solicitadas para a adesão ao SISBI aos estabelecimentos que o queiram. Tudo o que foi aprendido será repassado aos serviços de inspeção para que tenham excelência em seu trabalho e no final, consigam ter a indicação para adesão ao SISBI”, comentou Késsya.
Ao final do Projeto CONSIM , o CIM-AMUREL precisa de ao menos um estabelecimento com indicação e reconhecimento ao SISBI, para assim conseguir o selo para o concórcio. Sendo que o trabalho terá orientação da medica veterinária do consórcio e execução pelo serviço de inspeção do município.
Sobre o Projeto CONSIM
O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da AMUREL CIM-AMUREL vem se adequando constantemente as exigências solicitadas para adesão ao SISBI. O Projeto de Inspeção em consórcio pelo CIM-AMUREL possui alguns avanços significativos, tais quais a participação no Projeto CONSIM, que é um projeto disponibilizado gratuitamente pelo MAPA que visa auxiliar os consórcios a alcançar o objetivo que é o reconhecimento de equivalência ao SISBI. O CIM-AMUREL atendeu às exigências de inscrição e qualificação que o Projeto CONSIM solicitava, estando agora na fase de capacitação, aonde os Serviços de Inspeção serão capacitados para atender as exigências para os estabelecimentos que querem o SISBI. Até o final do projeto, o consórcio precisa da padronização total de documentação e ao menos um estabelecimento indicado ao SISBI e com o reconhecimento final, sendo assim, o selo SISBI será dado ao consórcio.
Sobre o SISBI
O CIM-AMUREL foi criado em 2017 e o Projeto de Inspeção para conquista do selo SISBI foi decisão dos prefeitos dos 18 municípios. Até o momento o consórcio vem se adequando aos requisitos para adesão deste selo. O CIM-AMUREL se inscreveu no e-SISBI/SGSI (plataforma do MAPA) em 27/05/2020, sendo que conforme a IN 29, DE 23 DE ABRIL DE 2020, o consórcio tem até 03 anos a partir da data de inscrição para conseguir o selo SISBI e neste período pode comercializar produtos de estabelecimentos com SIM no âmbito do consórcio. Após esse período, se não conseguir, os municípios passam a comercializar seus produtos apenas no âmbito municipal e não mais no âmbito do consórcio. Com a conquista do selo SISBI, o estabelecimento reconhecido poderá vender em âmbito nacional e a adesão ao SISBI poderá ser via consorcio.