Com recorde de prefeitos e vice-prefeitos, cerca de 150, o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC) iniciou nesta terça-feira (09). O maior evento municipalista do Estado, realizado pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), também bateu recorde de inscritos com mais de 3,5 mil participantes ao longo dos dias 9,10 e 11 de agosto.
O evento realizado no Hard Rock Live foi aberto oficialmente pelo prefeito de Agrolândia, tesoureiro da FECAM e presidente da comissão organizadora, José Constante, que resumiu o objetivo principal do congresso, como um espaço de troca de boas experiências entre municipalistas. “Que cada um de nós possa aproveitar essa oportunidade para aprender mais, socializar e compartilhar boas ações que são de grande valor na tomada das decisões de nós gestores pensando na melhoria dos 295 municípios”.
Jorge Koch, prefeito de Orleans e presidente da FECAM, agradeceu a presença de todos e destacou a importância de se fortalecer a gestão municipal para fortalecer o Estado.
O governador do Estado, Carlos Moisés, destacou a parceria entre o governo estadual e municipal para melhorar a qualidade de vida da população catarinense. “A governança do município pode ser extremamente útil para que o governo do estado também atinja seus objetivos de forma transversal nas áreas da saúde, assistência e educação por exemplo”.
Durante a palestra de abertura, o historiador e professor Leandro Karnal falou sobre os princípios que devem balizar a gestão pública e a política – desde os limites constitucionais até questões éticas e morais. Apresentou os desafios que se impõem às administrações diante das acelerações que a pandemia produziu nas transformações que as novas tecnologias geraram na vida em sociedade. Com bom humor, comparou momentos históricos e deu o recado de que a educação é o caminho para o progresso.
O presidente da Amurel e prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, está participando do evento, junto de outros prefeitos e colaboradores da Amurel. Agnaldo participou no primeiro dia, apresentando o tema Educação Inclusiva, na sala de Políticas Públicas.
A programação do evento continua até quinta-feira com palestras e painéis temáticos nas quatro salas principais, além de encontros dos colegiados estaduais da FECAM. Além disso, o COMAC-SC possui feira com mais de 50 estandes que apresentam produtos, serviços e tecnologias voltadas à administração municipal.
Informações FECAM/SC