Os prefeitos da Amurel – Associação dos Municípios da Região de Laguna, realizaram uma visita técnica a Unesc – Universidade do Extremo Sul Catarinense, em Criciuma, nesta sexta-feira, 26. A comitiva composta por prefeitos, vice-prefeitos, secretários de governo e assessores conheceu os espaços estruturais da Universidade, as oportunidades que a instituição oferece nas mais diferentes formas e o quanto ela pode fazer pelo desenvolvimento de toda a região. Foi no Auditório Ruy Hulse que a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, deu boas-vindas, agradeceu a presença das lideranças e iniciou a apresentação da Instituição, que é reconhecida como de excelência pelo Ministério da Educação (MEC) e está entre as cinco não estatais mais empreendedoras do Brasil, com forte destaque nacional e internacional na ciência e na extensão.
Depois da acolhida institucional, o tour, guiado pelos professores da Universidade, seguiu para o Centro de Realidade Mista, o Centro de Simulação Realística, passando ainda pelas Clínicas Integradas, Complexo Esportivo, Colégio Unesc, Museu de Zoologia e Parque Científico e Tecnológico (Iparque). Para o presidente da Amurel e prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, que fez parte da comitiva, o dia foi enriquecedor. “Agradecemos a oportunidade de estar na Unesc neste dia. É o início de uma grande parceria. Acredito que essa integração das três regiões do Sul se intensifica e a Unesc tem muito envolvimento nessa integração. A imersão feita hoje nos possibilitou conhecer um pouco mais da infraestrutura que é surpreendente”, ressaltou.
Participaram ainda da comitiva o prefeito Ibaneis Lembeck da cidade de São Ludgero, Cleinils Rodrigues da Silva de Gravatal, Luiz Paulo Rodrigues Mendes de Armazém, Vicente Correa Costa de Capivari de Baixo, Deyvisonn da Silva de Souza de Pescaria Brava. As cidades de Tubarão e Imbituba também estiveram representadas.
O ecossistema de inovação também foi abordado com os visitantes, como o Unext, que é o projeto de incubação de ideias e negócios; o Unesc Labs o laboratório de inovação e desenvolvimento de pessoas; o Unesc solution que apresenta o desenvolvimento de soluções personalizadas às necessidades; e as tecnologias sociais com soluções acadêmicas que fazem a interlocução com a sociedade em geral.
As autoridades também foram apresentadas ao programa Inova Junior, programa focado em instigar a criação de ideias inovadoras, criativas e sustentáveis com o diferencial de, em troca, oferecer grandes premiações, além de conhecerem as oportunidades de bolsas de estudo na Universidade, os 75 cursos de graduação e Ensino a Distância (Ead), os oito programas de mestrado e cinco de doutorados, 22 cursos técnicos e o Colégio Unesc.
A Unesc ainda conta com 155 laboratórios, mais de 300 projetos de extensão, 94 grupos de pesquisa e 404 projetos de pesquisa. O Plano de desenvolvimento Socioeconômico que a Unesc realizou na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e está desenvolvendo na Associação do Extremo Sul Catarinense (Amesc) também foi apresentado.
Informações AGECOM Unesc