You are currently viewing Sema apresenta relatório do Zoneamento Ecológico Econômico aos municípios do sul catarinense

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e a Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema) apresentaram nesta quinta-feira,10, o relatório do ZEE aos representantes dos municípios que integram a Região Hidrográfica 9 (RH 9), do sul catarinense. No documento, é feito um diagnóstico da situação ambiental e socioeconômica da região.

A partir das reuniões, os municípios do sul catarinense têm um prazo para validação das informações, as quais são a base para a construção dos demais documentos do ZEE. A apresentação do diagnóstico ocorreu na sede da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), em Tubarão. 

O Secretário da Sema, Leonardo Porto Ferreira enfatiza que o  ZEE é um importante instrumento de organização do território, pois compatibiliza o planejamento ambiental e socioeconômico do Estado. “Todo o esforço tem sido feito para que tenhamos uma ferramenta que colabore para o desenvolvimento econômico sustentável de Santa Catarina, a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida. Isso é possível com planejamento em longo prazo e com uma metodologia que pense o Estado como um todo e fortaleça os municípios, que é justamente ao que o ZEE se propõe”, destaca. 

A coordenadora técnica de Integração e Planejamento Ambiental da Sema, Monica Koch, explica que após a validação dos dados do diagnóstico pelos municípios, a equipe de elaboração do ZEE fará a apresentação do prognóstico, que é uma avaliação de cenários para o desenvolvimento da região. “Após essa interação é que será entregue o mapa definitivo do zoneamento para a RH 9 e um documento de subsídios para a gestão do território.”, conclui. 

Informações: https://www.sde.sc.gov.br/