Nesta semana, o representante do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA, Wendel Fabiano Ribeiro da Silva, esteve na Câmara de Vereadores de Treze de Maio para apresentar aos vereadores e colaboradores da casa legislativa, o Programa de Gestão das Câmaras de Vereadores, criado pelo Consórcio.
O portal Gestão das Câmaras de Vereadores (CIGA Câmara) é um sistema com domínio exclusivo para o poder legislativo, voltado para a divulgação das informações e serviços das Câmaras de Vereadores. O dia a dia das Câmaras pode ser acompanhado por todos. Cidadãos e classe política acompanham o andamento das sessões legislativas e tramitação de projetos por meio de áudios, vídeos, fotos e documentos.
É uma alternativa para dar visibilidade aos projetos que tramitarão na Câmara de Vereadores e os benefícios que trarão para a comunidade. Além disso, os vereadores e servidores da câmara podem criar contas de e-mail oficiais para facilitar a comunicação administrativa e com a população.
O CIGA Câmara é uma facilidade que contribui para o atendimento da Lei de Acesso à Informação e Lei da Transparência ao apresentar documentos da gestão fiscal, balancetes, licitações, contratos, concursos, entre outros. Além disso, é um canal de comunicação aberto com os cidadãos.
Em 2020 alterou-se a versão para o Câmara 2.0, que agrega diferenciais importantes no trabalho da Câmara de Vereadores, opcionais, são eles: 1 – Protocolo e Processo Digital 2 – Votação eletrônica offline. Além desses diferenciais a nova versão do CIGA Câmara traz melhorias nas ferramentas: Vantagens do Programa:
• Promoção do governo eletrônico no poder legislativo municipal;
• Inserção digital das câmaras de vereadores;
• Disponibilização de informações e serviços ao Cidadão;
• Acompanhamento on-line dos projetos de lei e demais normativos em tramitação nas Câmaras de Vereadores;
• Promoção da transparência no Poder Legislativo Municipal;
• Economia de recursos públicos;
• Divulgação das potencialidades econômicas e culturais dos municípios;
• Disponibilizar canal de comunicação entre o poder legislativo municipal e sociedade.
O Coordenador Administrativo da Amurel e membro do Colegiado de Tecnologia e Inovação – CTEC da FECAM, Everson Guimarães, também participou do encontro. Os representantes da Câmara repassarão todas as informações aos demais vereadores e ao presidente da casa, que não pode estar presente.