Tendo em mente que a união faz a força, representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar reuniram-se com o deputado estadual Pepê Colaço nessa terça-feira, 07.
A visita aconteceu na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e teve como um dos principais objetivos alinhar ações conjuntas, sempre com o intuito de evoluir na conquista de melhorias e investimentos almejados para a gestão hídrica da região.
No encontro, o presidente do Comitê Tubarão, Woimer José Back, bem como o vice-presidente Rafael Marques, e o secretário executivo Patrício Fileti, puderam conversar com o representante da região no Legislativo sobre a redragagem do Rio Tubarão, que no momento encontra-se com entrave na parte burocrática.
Segundo Back, a redragagem tem como principal objetivo, retirar materiais depositados por sedimentação no fundo do rio para ampliar a vazão, em especial nas cheias. O processo está na Secretaria de Infraestrutura do Estado e precisa passar por uma atualização. Após concluir as mudanças necessárias, o projeto voltará ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) e será viabilizada a Licença Ambiental de Instalação, ficando a obra, então, em condições de ser licitada e efetuada.
A execução está prevista para acontecer desde a ponte férrea, na divisa entre os municípios de Capivari de Baixo e Tubarão, até a foz nos molhes, em Laguna.