Após o atentado de Blumenau, a pauta “Segurança nas Escolas” veio à tona. Pensando nisso, o Centro Universitário UNIVINTE e o Instituto FUCAP, com apoio da Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL) e a Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), promoveram nesta quarta-feira (10) um workshop com a presença dos palestrantes da área, Maíra Marchi, especialista em situações críticas envolvendo reféns, Anselmo Cruz, especialista em ciências penais e professor da Academia da Polícia Civil em gerenciamento de crises, investigação criminal e entrevista investigativa, e Carlos Alberto Nascimento, especialista em segurança pública e privada.
Intervenções em casos de invasão e tomada de reféns, segurança orgânica da unidade de ensino, legislação, cenários e protocolos de segurança pública e privada foram muito bem abordadas e conversadas entre os profissionais e o público presente, que incluiu gestores escolares, policiais e interessados, cada um deles demonstrando seu ponto de vista e as situações que passam dentro e fora do ambiente escolar.
A troca de experiências possibilitou que novas ideias surgissem para resolução de problemas futuros, estes podem deixar em risco a segurança dos educadores e todos que frequentam instituições escolares. Estudos e palestras acerca do assunto são importantes para que todos possam entender melhor os casos e os modos de resolvê-los.