A Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL) realizou, na última semana, uma reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) da Região de Saúde de Laguna. O evento reuniu representantes dos municípios consorciados para discutir uma variedade de temas vitais para a saúde pública na região.
Entre os pontos de destaque, a reunião apresentou a versão final do Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco (PCACR) pela Diretoria de Atendimento Pré-Hospitalar Fixo da Superintendência da Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde. Esse protocolo é crucial para aprimorar o atendimento nas unidades de saúde, garantindo uma triagem eficaz e um cuidado adequado para os pacientes.
Outro tema de grande relevância discutido foi o Piso Nacional da Enfermagem. Esse assunto não apenas impacta diretamente os profissionais de saúde, mas também tem implicações significativas na qualidade do atendimento prestado à população. Já Plano Vigidesastres do município de Gravatal mostrou os esforços locais para o enfrentamento de possíveis desastres naturais e emergências de saúde pública.
A reunião também incluiu discussões sobre os repasses da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), informes do COSEMS/SC (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina) e detalhes dos contratos dos hospitais da região com a Secretaria de Estado da Saúde.
A reunião do CIR representou um passo fundamental na coordenação dos esforços dos municípios da AMUREL para aprimorar os serviços de saúde oferecidos à população. Por discussões estratégicas e colaboração mútua, a região de Laguna reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar de seus cidadãos.
Veja outros temas debatidos:
5) Informes COSEMS/SC;
6) Contratos dos hospitais da região contratualizados com a Secretaria de Estado da Saúde;
7) Indicadores de saúde bucal;
8) Treinamento inserção do DIU;
9) Programa Saúde e Prevenção nas Escolas;
10) Incentivo a Atividade Física (IAF);