You are currently viewing Armazém, Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes e Treze de Maio: Aniversariantes de Dezembro
  • Post author:
  • Post category:Municípios

O mês de dezembro foi marcado por três datas importantes. No dia 11, Jaguaruna comemorou 93 anos, no dia 19, Armazém comemorou 65 anos, no dia 20, Treze de Maio comemora 62 anos e no dia 29, Gravatal e Pedras Grandes comemoraram 62 anos.

Armazém:

Antes chamada de Capivari, Armazém viu sua transformação com a instalação de um comércio, adotando o nome atual com a implantação de um grande armazém. A emancipação, em 1959, do município de Tubarão, solidificou sua autonomia, traçando sua jornada desde as paradas dos serranos para comercialização até sua independência municipal.

Gravatal:

Gravatal, ligada aos movimentos europeus, testemunhou um intenso povoamento, atraindo imigrantes que buscavam uma nova vida no Brasil. A diversidade étnica, presente até os dias atuais, decorre do deslocamento de moradores da Colônia de Santo Antônio dos Anjos da Laguna para Gravatal, onde imigrantes dividiram espaço com os índios Bugres-Botocudos, usufruindo das águas termais e deixando vestígios de sua presença. Sua história remonta ao Brasil Imperial, tendo suas terras pertencido ao patrimônio imperial, reservadas à Princesa Isabel.

Jaguaruna:

A beleza natural da região deu origem ao nome “Campo Bom”, e mais tarde, ao nome da cidade, Jaguaruna, derivado do Tupi-Guarani (“Yaguara – onça” e “Una – preta”). Com uma história repleta de mudanças administrativas, a cidade viu sua elevação e posterior integração a Tubarão, até finalmente obter o status de município em 1930.

Pedras Grandes:

Recebendo imigrantes italianos a partir de 1877, Pedras Grandes floresceu com a extração do carvão. A Colônia Azambuja marcou a chegada dos primeiros imigrantes, tornando-se o principal centro de distribuição e acolhimento dos vênetos no sul de Santa Catarina. A cidade teve seu auge com a descoberta das minas de carvão em Lauro Müller e a construção da Estrada-de-Ferro Dona Thereza Christina, que ergueu uma estação ferroviária, posteriormente transformada em Museu da Cultura Italiana.

Treze de Maio:

Em abril de 1877, os primeiros imigrantes desembarcaram às margens do Rio Tubarão, iniciando uma jornada de desafios que moldaria a história de Treze de Maio. Superando as adversidades e o contraste entre as expectativas e a realidade do novo lar, esses pioneiros estabeleceram as bases da comunidade. A emancipação, em 1961, selou o compromisso de crescimento, e desde então, Treze de Maio prospera, impulsionada por uma agricultura diversificada e empreendimentos nas áreas têxtil, cerâmica, e agroindustrial.