Em um esforço conjunto para enfrentar desafios ambientais e de saúde pública, a Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL) e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMUREL (CIM-AMUREL) realizaram uma visita técnica à Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI). A visita teve como objetivo principal a troca de experiências e a busca por soluções inovadoras para problemas como o combate ao mosquito maruim e a eficiente gestão de resíduos sólidos.
Um dos destaques da visita foi o “Projeto Maruim”, um esforço colaborativo do Laboratório de Inovação da AMVALI e do CIGAMVALI. Este projeto utiliza um ativo biológico desenvolvido após treze anos de pesquisa, sob a liderança de cientistas como Luiz Américo e Gilmar Erzinger, PHD. O Controlador Bioativo do Maruim (CBO), produto dessa pesquisa, é uma formulação biológica destinada a erradicar os focos de proliferação do maruim, sem impactar negativamente o meio ambiente ou as culturas locais.
Débora Feder, engenheira química responsável pelo laboratório, explicou que o CBO é produzido em Jaraguá do Sul com capacidade de 100 mil litros por mês, suficiente para cobrir a demanda dos oito municípios envolvidos. “Nosso laboratório não só produz o CBO mas também desenvolve manuais para sua aplicação e monitora a estabilização da formulação”, disse Feder.
Outro projeto examinado pela delegação foi a Usina de Processamento de Resíduos (UPR) em São Bento do Sul, agora operada pela Ecoeficiência Soluções Ambientais. Esta usina inovadora transforma resíduos coletados em diversos produtos, como tijolos, tubos e pavers, e contribui para a sustentabilidade urbana.
Na usina, os materiais recicláveis são separados e enviados para cooperativas, enquanto os plásticos são utilizados na infraestrutura urbana. A matéria orgânica é direcionada para biodigestores e o restante se transforma em Combustível Derivado de Resíduos (CDR), usado em cimenteiras como combustível alternativo.
“A operação desta usina foi reconhecida com o 1º lugar no prêmio Movimento Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Santa Catarina, destacando nosso pioneirismo e impacto ambiental positivo”, destacou um representante da Prefeitura de São Bento do Sul.
A visita proporcionou uma excelente oportunidade para AMUREL e CIM-AMUREL conhecerem práticas inovadoras que podem ser adaptadas em suas próprias regiões. As discussões e os aprendizados compartilhados apontam para uma futura colaboração mais estreita entre as associações, visando melhorar a qualidade de vida e o ambiente em suas comunidades.
Este encontro, reforça a importância da união e da troca de conhecimento para enfrentar desafios ambientais de forma eficaz e sustentável.