Braço do Norte é a melhor cidade de Santa Catarina no pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública do Prêmio Band Cidades Excelentes, Edição Especial – Evolução. A cidade está entre os municípios de 30 mil até 100 mil habitantes.
Pelo segundo ano consecutivo, São Ludgero recebeu o Prêmio Band Cidades Excelentes e está entre as três melhores cidades até 30 mil habitantes na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana.
A cerimônia do Prêmio Band Cidades Excelentes aconteceu em Florianópolis e reuniu prefeitos e representantes dos municípios classificados.
O Prêmio Band Cidades Excelentes reconhece, fomenta e incentiva as gestões exitosas e evidencia a qualidade dos serviços públicos disponibilizados à população. A premiação acontece em seis pilares de avaliação com base no Índice de Gestão Municipal Aquila (Igma).
Para o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, Braço do Norte é uma cidade próspera e segura para se viver. “O índice mede indicadores nos últimos quatro anos e é com satisfação que recebemos o reconhecimento e dividimos com toda a equipe, com aqueles, sejam do setor público ou privado, que dedicam seus dias a melhorar Braço do Norte e com todos que amam nosso município”.
Beto estava acompanhando pelo secretário de Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Ésio Vieira Júnior, e pelo vereador Allan Lopes Prudêncio.
Em 2021 Braço do Norte ficou com o primeiro lugar no Brasil, municípios entre 30 mil e 100 mil habitantes, em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Já em 2023, o município ficou entre os três melhores de Santa Catarina em Saúde e Bem-estar.
O secretário de Obras, Viação e Urbanismo, Afonso Boeing, e o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, dedicam a toda equipe a premiação e afirmam que o reconhecimento confirma que a gestão municipal está no caminho certo, fazendo uma gestão enxuta, responsável e valorizando o dinheiro público. Também participou da solenidade de premiação o assessor de comunicação de São Ludgero, Bertoldo Kirchner Weber.
A avaliação é feita pelo Índice de Gestão Municipal Aquila (Igma), que utiliza a Inteligência Artificial para consolidar os resultados de indicadores em uma única nota final. Todas as cidades brasileiras passam pela avaliação.
A iniciativa é resultado de uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Instituto Aquila, e é direcionada aos mais de cinco mil municípios brasileiros.
Estado avaliado
Em Santa Catarina, todos os 295 municípios foram avaliados.
Informações: Jornal Diário do Sul