You are currently viewing Abertura da Colheita do Arroz em SC acontece pela primeira vez na AMUREL

Tubarão recebeu a Abertura Oficial da Colheita do Arroz em Santa Catarina nesta quinta-feira (9). A solenidade contou com a participação do governador Jorginho Mello. É a primeira vez que o evento acontece em um município da Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL).

O evento, que teve o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior, aconteceu no Campo Demonstrativo da Cooperativa Agropecuária de Tubarão (Copagro). A programação teve início às 7 horas, com os primeiros grupos de produtores cumprindo o roteiro do 3º Dia de Campo Copagro, onde foi possível visitar 20 vitrines tecnológicas. Foram oito dedicadas à cultura do arroz, duas de pastagens e 10 das culturas de milho e de soja. Em cada estação os participantes conheceram novas tecnologias, produtos e serviços relacionados a cada uma das culturas.

Para o prefeito Joares Ponticelli, o fato desse evento ter acontecido pela primeira vez em Tubarão demonstra o tamanho da contribuição do município para o agronegócio do Estado.

“A rizicultura é o carro-chefe do setor primário em Tubarão, que acolhe a todos desse grande evento com muita alegria. A Copagro tem realizado um grande trabalho de cooperativismo e está de parabéns por participar dessa iniciativa que marca o início da colheita do arroz no Estado”, ressaltou.

Desde 2019, a colheita do arroz em Santa Catarina é celebrada em um evento, que também levanta a discussão sobre o cultivo do cereal. Durante a abertura, a Epagri vai lançar o novo boletim técnico da cultura do arroz irrigado no estado. Em 2019 a atividade foi realizada em Jacinto Machado; em 2020, em Turvo; em 2021, em Rio do Sul; e em 2022, em Itajaí.

Após a solenidade as autoridades participaram da primeira colheita simbólica de arroz, inclusive com o governador acompanhando o ato de cima da colheitadeira. Feita a primeira colheita, algumas autoridades se posicionaram em um espaço para receber “um banho” com os grãos recém-colhidos.

Informações e fotos: PMT e SECOM/Governo de SC