Nesta quinta-feira, 29 de agosto de 2024, a Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL) realizou sua Assembleia Geral Ordinária, recebendo prefeitos da região para debater pautas importantes. A reunião iniciou-se com a aprovação da ata da assembleia anterior.
Foi também apresentada a prestação de contas referente ao terceiro bimestre de 2024, oferecendo uma visão clara e detalhada da gestão financeira da instituição. Estes dados estão disponíveis para a comunidade e são sempre debatidos entre os prefeitos.
Outro ponto da assembleia foi a assinatura do Acordo de Cooperação entre a AMUREL e a Geradora de Energia Nova Fátima S/A, realizada pelo Presidente da AMUREL Jairo Cascaes. Este acordo já havia sido previamente assinado pela empresa, através do Diretor Administrativo Vilmar Feuser e o Direto Comercial e Financeiro Woimer Jose. A parceria visa à troca de dados hidrológicos e meteorológicos entre as partes, com o fornecimento de API de todas as estações que monitoram o rio, clima e tempo, fortalecendo a capacidade de monitoramento ambiental na região através do AMUREL Conectada.
“O projeto AMUREL Conectada tem muito potencial para se tornar exemplo para ser aplicado em outras regiões. Recentemente, nos reunimos com o Presidente da CNM Paulo Ziulkoski e fomos convidados a participar em um evento no Rio Grande do Sul, na cidade de Nova Petrópolis, para apresentar o projeto. Além do AMUREL Conectada devemos também apresentar o sistema de gestão de colegiados e a tele-medicina, sendo os mesmos inovadores”, destacou o Diretor Executivo Celso Heidemann.
Em seguida ocorreu a AGO do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMUREL (CIM-AMUREL), tendo como a primeira pauta a Usina de Asfalto, localizada em Pedras Grandes. Um projeto estratégico que visa impulsionar as pavimentações dos municípios associados. A mesma permitirá que os municípios consorciados tenham acesso facilitado ao asfalto, reduzindo custos e otimizando o processo de pavimentação.
A Aggeu Medeiros foi também destaque. Esta obra, considerada uma prioridade regional, é o último trecho a ser pavimentado na Rota Turística Serra-Mar e finaliza a ligação entre as cidades de Laguna e Lages. A pavimentação é parte de um esforço em criar um novo acesso às praias e outros atrativos turísticos do litoral.
Finalizando os projetos de construção, entrou em pauta a Ponte Stélio Cascaes Boabaid. Obra esta que mudará a mobilidade urbana entre as cidades de Tubarão e Capivari de Baixo, a qual se encontra 93% concluída, em breve será liberada para tráfego. Obra esta que é esperada há décadas pela população regional, em especial os moradores de Tubarão e Capivari de Baixo.
Durante a assembleia, também foi apresentada a prestação de contas referente ao primeiro semestre de 2024.