A pavimentação dos 24 quilômetros da Rodovia Ageu Medeiros, que liga Tubarão a Laguna, foi discutida na tarde desta quarta-feira, 17, com a participação dos secretários da Casa Civil, Estêner Soratto, e da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, além de deputados estaduais, prefeitos das cidades, presidente da Associação de Municípios da Região de Laguna e representantes da empresa vencedora da licitação.
“Por conta das mudanças no projeto para evitar novos alagamentos nos terrenos ao lado da via e no cronograma de pagamentos, para que as parcelas fiquem em um valor dentro da realidade do Governo do Estado, era necessário reunir todas essas pessoas. Agora, com os pontos acordados, por determinação do governador Jorginho Mello, vamos agilizar o andamento dessa obra”, disse o secretário Soratto.
A documentação necessária para que as mudanças sejam aprovadas e os pagamentos possam continuar já está sendo analisada pela equipe da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade. “Podemos ver a importância dessa pavimentação pelo movimento das lideranças em busca dessas mudanças. Agora, toda a equipe da SIE está em conversa com a Amurel para agilizar as alterações”, explicou o secretário Jerry Comper.
Alterações
Uma das mudanças no projeto é aumentar a altura da estrada para que ela funcione como uma espécie de barreira para evitar novas inundações. “Com as cheias de maio de 2022, percebemos a importância da altura do greide. Então, agora estamos solicitando essa alteração para que o risco de alagamentos diminua consideravelmente”, explicou o presidente do CIM Amurel e prefeito de Grão-Pará, Hélio Alberton Júnior.
Outra alteração é na cabeceira da ponte Dr. Stélio Cascaes Boabaid, que está sendo construída em Tubarão. “A obra está inclusa na pavimentação da Ageu Medeiros. Mas, durante as chuvas também percebemos que era preciso fazer uma alteração para que o tráfego de veículos não fosse afetado em dias de chuva”, disse o prefeito de Tubarão, Gelson Bento.
Por conta do trânsito de veículos pesados que estão atuando na obra, alguns trechos se tornam intrafegáveis em dias de chuva.
“O Governo estadual se comprometeu em priorizar a obra por sua importância para a região. Na próxima segunda, o núcleo gestor definirá os valores para que o impasse seja definitivamente solucionado. Mais uma demanda próxima de ser resolvida”, destaca o prefeito Samir Ahmad.
O deputado estadual Pepê Collaço e o deputado estadual Volnei Weber tamém participaram do encontro.
Informações: Agência Catarinense de Notícias