Na última semana o município de São José recebeu o Congresso das Associações, Consórcios e Municípios de Santa Catarina (COMAC-SC), evento que reuniu milhares de pessoas na Arena Opus.
A cerimônia de abertura feita pela prefeita de Vargem e presidente da FECAM, Milena Lopes e pelo prefeito de Ascurra e vice-presidente da FECAM, Arão Josino, coordenador geral do evento, foi marcada pela leitura de uma carta aberta à sociedade catarinense e autoridades. Esta carta elencou as principais necessidades dos municípios em níveis estadual e federal e será entregue às instituições relevantes com as contribuições feitas nas plenárias durante o evento.
“Os municípios recebem cada vez mais demandas, mas cada vez menos recursos. Precisamos colocar luz nessa questão. Não podemos ficar parados, precisamos nos apoiar, do auxílio de nossa bancada, dos governos estadual e federal. A pauta municipalista precisa estar no centro das discussões. E esse é o momento”, declarou Milena Lopes, prefeita de Vargem. A carta aberta não apenas reflete essas preocupações, mas também é uma ferramenta vital para sensibilizar os governos estadual e federal sobre as necessidades municipais.
No primeiro dia, o COMAC-SC se tornou um terreno fértil para discussões profundas sobre diversos temas. Segurança nas escolas, comunicação pública eficaz, comunicação em momentos de desastres, administração pública, políticas de saúde e muito mais em mais de 10 espaços dedicados apenas para palestras e rodas de conversa.
No segundo dia do evento, importantes debates sobre infraestrutura, parceria pública privada (PPP), consócios públicos, saúde pública ocorreram, novas leis e mais, trazendo à tona questões vitais para a competitividade do estado e o acesso à atenção básica de qualidade para a população.
Para o último dia apenas o período da manhã foi reservado, tendo como foco boas práticas, mulheres na política e a palestra de encerramento com o renomado filósofo Clovis de Barros Filho.
Entre as autoridades presentes no palco de abertura estavam o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, o desembargador João Henrique Blasi, a deputada federal Daniela Reinhert, a deputada estadual Paulinha, o conselheiro do TCE/SC Anderson Flores, o subprocurador-geral de Justiça do MP/SC Paulo Locatelli, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, e os prefeitos Clemor Battisti, de Itá, Alexandre Ribas, de Itapiranga, Dalvania Cardoso, de Içara, Adriano Silva, de Joinville, Ércio Kriek, de Pomerode, Wilson Cardoso, de Fraiburgo, Mario Afonso Woitexem, de Pinhalzinho e Rosane Infeld, de Zortéa.
Representando os municípios da região estavam o Prefeito de Grão-Pará e Presidente do CIM-AMUREL Hélio Alberton Junior, o Prefeito de Gravatal e Vice-presidente da AMUREL Cleinils Rodrigues, o Prefeito de Imbituba e Presidente do CIS-AMUREL Rosenvaldo Junior, o Prefeito de São Martinho Robson Jean e o Procurador de Grao-Pará e Coordenador do Colegiado de Procuradores Henrique Lunardi.
Representando a AMUREL estavam o Diretor Executivo Celso Heidemann, o Coordenador Administrativo Everson Guimarães, o Secretário-Executivo do Comitê de Bacias e colaborador da AMUREL Patrício Fileti, a Auxiliar Administrativa Beatriz Amândio, o Assessor de Comunicação Luiz Henrique Fogaça e o Estagiário da Comunicação César Coelho.
Já pelo CIS-AMUREL estavam a Diretora Executiva Francismary Rossi, a Farmacêutica Isabella Penteado e a responsável pelo Controle e Avaliação Lediane Fernandes.