Em torno de 50 estudantes da 1ª série do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Lino Pessoa, localizada no Bairro Monte Castelo, em Tubarão, puderam conhecer um pouco mais sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas. A palestra, realizada nessa quinta-feira, 04 de maio, levou ensinamentos importantes aos alunos, com foco nas ações em prol da gestão de recursos hídricos na região.
Na oportunidade, o Comitê Tubarão e Complexo Lagunar foi representado pela técnica em Recursos Hídricos Fernanda Szymanski, que faz parte da equipe ProFor Águas Unesc, a Entidade Executiva que presta suporte técnico ao Comitê.
Durante a palestra, Fernanda, que é engenheira Ambiental e Sanitarista e mestra em Ciências Ambientais (Unesc), explicou o que são as bacias hidrográficas e qual o papel de um Comitê de Bacias, com seu conceito e atividades desenvolvidas. Dentre elas, o projeto de nascentes, a atuação na mobilização pela redragagem do Rio Tubarão e a atuação de Câmaras Técnicas. Além disso, na conversa, também abordou assuntos relacionados às frequentes inundações que acontecem na cidade.
“Desde 2008, o Comitê do Rio Tubarão Tubarão e Complexo Lagunar vem desenvolvendo atividades de educação ambiental, tanto na EEB Lino Pessoa, quanto em outras instituições de ensino de todos os municípios da bacia. Eventos dessa natureza promovem integração, conscientização e sensibilização dos jovens sobre a importância da atuação do comitê na bacia hidrográfica. É sempre uma alegria poder levar conhecimento e informações a quem está se desenvolvendo e aprendendo diariamente”, destaca.
A sede do Comitê está localizada na Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL). As escolas que buscam abordar o tema, podem entrar em contato com o telefone 3626-5711.