Fonte: Comitê
A convite da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas palestrou na reunião do Colegiado de Educação da Amurel realizada nessa semana. Na oportunidade, o vice-presidente da entidade e colaborador da Amurel, Patrício Fileti, e a assessora técnica do ProFor Águas Unesc, Mhaiandry Benedetti Rodrigues Mathias, apresentaram aos secretários(as) de educação dos 18 municípios pertencentes à Amurel, as principais informações sobre o histórico, atividades e projetos que o órgão colegiado desenvolve.
Dentre os assuntos, além de explanarem sobre a atuação do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, foram abordados aspectos sobre a bacia hidrográfica, os municípios pertencentes e entidades-membro e Câmaras Técnicas que compõem o órgão. Houve também a oportunidade de apresentar os projetos realizados, como o trabalho de proteção e recuperação de áreas de nascentes em diversos municípios da bacia, as ações de educação ambiental nas escolas por meio de palestras, as distribuições e plantios de mudas, entre outras iniciativas.
A apresentação destacou as capacitações, a luta pela atualização do projeto de redragagem do Rio Tubarão, a parceria com a Amurel no projeto Amurel Conectada e com a Administração Municipal, para a instalação das redes de monitoramento hidrometeorológico. Por fim, para promover a fidelização e ampliar o conhecimento de todos, foram entregues materiais de divulgação do Comitê, mapas, informações sobre a bacia hidrográfica e materiais lúdicos em formato de jogo de tabuleiro.
Na visão do vice-presidente do Comitê, Patrício Fileti, a palestra foi importante para ressaltar o papel que o órgão desempenha para a sociedade. “Esclarecemos dúvidas e preocupações sobre a redragagem do Rio Tubarão e explicamos o trabalho de longos anos que o Comitê desenvolve, por meio de projetos como o da Proteção de Nascentes e da distribuição de mudas para recuperação das matas ciliares. Para ajudá-los, entregamos materiais para utilizarem com seus alunos, como uma forma de aprendizagem, porque sabemos que os alunos são multiplicadores junto a seus familiares e pessoas de convivência. A expectativa é que levem esse conhecimento para os seus municípios e repliquem a consciência de proteger a natureza”, enfatizou.
Na mesma linha, o coordenador do Colegiado de Educação da Amurel e secretário de Educação de Gravatal, Jader Salazar Cardoso, e o assessor de Educação da Amurel, Ailton Silveira Júnior, também incentivaram a realização do trabalho de conscientização nas escolas ainda neste ano, bem como nos próximos. Ainda, ressaltaram a importância do trabalho desempenhado pelo Comitê para a gestão das águas.
Além deles, participaram do encontro as secretárias de educação dos municípios de Imaruí, Imbituba, Gravatal, Pedras Grandes, Pescaria Brava e Treze de Maio.