A partir de uma reunião online realizada nesta semana, a Câmara Técnica de Educação Ambiental e Comunicação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas deu continuidade ao planejamento realizado no primeiro encontro do ano. Entre os temas tratados, esteve a participação em ações alusivas à Semana do Meio Ambiente e em prol de uma maior mobilização social, bem como a produção de materiais informativos com o intuito de sensibilizar e informar sobre a importância da preservação.
Outro ponto importante levantado foi a elaboração do formulário de pesquisa que visa entender às condições socioambientais da bacia. Conforme a coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Comunicação e membro suplente do Comitê pelo IMA-SC, Vanessa Matias Bernardo, uma pesquisa semelhante foi aplicada pela última vez em 2007, pela Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê. Nesse cenário, o objetivo será repetir a pesquisa, ajustando as perguntas para entender como está a atual percepção ambiental da população da bacia.
“Estamos elaborando este formulário minuciosamente, a fim de conseguir um diagnóstico assertivo, para termos conhecimento do que melhorou e piorou em relação àquela época, analisando, inclusive, a evolução dos assuntos que foram tratados lá atrás. Para isso, programamos encaminhar o questionário para o público em geral; no âmbito escolar, para diretores e professores; e, por fim, para os prefeitos e vereadores”, explica Vanessa.
Estiveram presentes na reunião, além da coordenadora da CT, a técnica em Gestão Hídrica do ProFor Águas Unesc, Fernanda Dagostin Szymanski; o secretário executivo do Comitê da Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar e colaborador da AMUREL, Patrício Fileti; e os representantes do Parque Diamante + Energia, Liliana Dutra; do Instituto de Meio Ambiente (IMA-SC) de Santa Catarina, Bruno Sodré; e da Polícia Militar Ambiental, Stéfani Marcelino Souza.