You are currently viewing Diretoria e Entidade Executiva discutem encaminhamento de projetos do Comitê do Rio Tubarão e Complexo Laguna

A diretoria do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas e integrantes do ProFor Águas da Unesc – Entidade Executiva que presta suporte técnico ao órgão – reuniram-se nesta semana, para debater os encaminhamentos necessários para o desenvolvimento dos projetos do Comitê. Já aprovados na Assembleia Geral Ordinária de 26 de abril de 2023, tais projetos têm como objetivo promover maior mobilização social de lideranças políticas, bem como executar um diagnóstico do saneamento básico no território da bacia.

Durante o encontro, foram realizados ajustes no cronograma e elencadas as principais ações a serem contempladas nos projetos, que deverão ser implantados em formato piloto no decorrer do ano, em municípios previamente determinados. “Agora, os técnicos irão detalhar o que será feito e a forma de trabalhar, e logo colocaremos em prática essas duas importantes iniciativas em áreas tão necessárias. Pretendemos ter essas etapas concluídas até a nossa assembleia de novembro, para que já possamos colher os primeiros frutos desse trabalho. Estamos avançando e, com certeza, caminharemos ainda mais em favor da nossa bacia hidrográfica”, ressalta o presidente do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, Woimer José Back.

Para o coordenador geral do ProFor Águas, Carlyle Torres Bezerra de Menezes, a reunião foi bastante produtiva, no sentido de possibilitar um debate franco e propositivo na perspectiva da construção dos pressupostos básicos para a elaboração dos projetos definidos e aprovados de forma participativa. “Tais aspectos são fundamentais para que possamos, de forma coletiva e dialógica, construir e aperfeiçoar os processos de planejamento e gestão contexto do fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas, objetivo maior do projeto”, destaca.

Participaram da reunião, ainda, o secretário executivo do Comitê da Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar e colaborador da AMUREL, Patrício Fileti; o coordenador técnico do ProFor Águas, José Carlos Virtuoso; a técnica em Gestão Ambiental do ProFor Águas, Ana Paula Matos; e a técnica em Recursos Hídricos, Fernanda Szymanski.

Fonte: https://www.aguas.sc.gov.br/base-documental-rio-tubarao/noticias-rio-tubarao/item/8694-diretoria-e-entidade-executiva-discutem-encaminhamento-de-projetos-do-comite-tubarao-e-complexo-lagunar