Neste domingo, 06 de outubro, mais de 300 mil eleitores da região da AMUREL poderão ir às urnas para decidir o futuro de seus municípios nas eleições de 2024. Não haverá segundo turno, conforme a Constituição Federal e a Resolução TSE n. 23.734/2024, pois nenhuma cidade da AMUREL possui mais de 200 mil eleitores.
É fundamental que os eleitores estejam informados sobre sua zona eleitoral, documentos necessários e as regras da eleição. Este é o momento de escolher prefeitos, vices e vereadores, que definirão o futuro das administrações municipais.
Processo Eleitoral
A eleição será decidida em um turno, com o candidato a prefeito precisando de maioria absoluta dos votos válidos (metade mais um) para vencer. Em caso de empate, o candidato mais velho será eleito, conforme o artigo 110 do Código Eleitoral.
Desafios Locais
As principais questões em debate incluem saúde, educação, infraestrutura e economia. É essencial que os eleitores conheçam as propostas de seus candidatos, para votar de forma consciente e garantir que os eleitos estejam alinhados com as necessidades da região.
Regras Eleitorais
No dia da eleição, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto, como identidade ou carteira de motorista. Além disso, lembre-se de que o critério de desempate será a idade do candidato, favorecendo o mais velho em caso de igualdade de votos.