You are currently viewing Governo de Santa Catarina anuncia Parceria Público-Privada para o Aeroporto de Jaguaruna

Há dois meses, o diretor-executivo da Amurel, Celso Heidemann e o assessor de turismo da entidade, Iberê Aguiar, estiveram reunidos com o Secretário Estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias de SC, Beto Martins. Na pauta do encontro, assuntos relacionados ao Aeroporto Regional de Jaguaruna, Porto de Imbituba, Porto de Laguna e turismo de Cruzeiros. Os prefeitos da região solicitaram ao Governo do Estado que fossem investidos recursos para melhorar a estrutura e o potencial do Aeroporto Regional.


O secretário, na ocasião, adiantou que o governo do estado tem realizado diversos estudos e que logo seriam anunciados investimentos na região.


Nesta terça-feira (07), o Governador do Estado revelou o lançamento do processo de concessão patrocinada do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi – Aeroporto de Jaguaruna. Esta iniciativa é a primeira Proposta de Parceria Público-Privada (PPP) do estado. O projeto, que será conduzido em colaboração com a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e a Secretaria da Fazenda (SEF/SC), tem como objetivo central a exploração, manutenção e expansão do aeroporto ao longo de um período de 30 anos.


O edital da PPP delineia claramente os requisitos e investimentos esperados por parte do concessionário. Nos três primeiros anos, o vencedor da licitação será responsável por melhorias cruciais, incluindo o alargamento da pista e a expansão do terminal de passageiros. Além disso, todas as manutenções serão consideradas investimentos, promovendo uma infraestrutura aeroportuária segura e moderna.


A remuneração da concessionária será originada tanto de receitas tarifárias como de fontes não tarifárias, englobando áreas como locação de salas e espaços publicitários. Nessa modalidade patrocinada, o Estado de Santa Catarina fornecerá um aporte financeiro correspondente. Esses fundos serão liberados conforme os investimentos forem realizados, um mecanismo estratégico para garantir que cada avanço seja acompanhado de forma apropriada.


Após a publicação do edital no Portal de Compras do Estado, será organizado um roadshow na B3, sede da bolsa de valores brasileira, em São Paulo. O roadshow é um evento em que o Estado apresenta o projeto a interessados, buscando ampliar a divulgação e o alcance do maior número de investidores possível. O leilão também será realizado na B3.