You are currently viewing José Nei Ascari reeleito como Vice-Presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina 
  • Post author:
  • Post category:AMUREL / TCE

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) realizou, nesta quarta-feira (25), a eleição para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral, que exercerão o mandato no biênio 2025-2027. Por unanimidade, Herneus de Nadal, José Nei Ascari, ex-prefeito de Grão-Pará e ex-presidente da AMUREL, e Adircélio de Moraes Ferreira Júnior foram eleitos respectivamente nos cargos acima. 

Nascido em Grão-Pará, Ascari tem uma trajetória marcada por múltiplos cargos públicos, incluindo prefeito, deputado estadual, conselheiro e vice-presidente do TCE/SC.

O vice-presidente possui uma carreira consolidada, é bacharel e pós-graduado em Direito, foi o prefeito mais jovem a presidir a AMUREL. Além disso, teve atuação destacada na Assembleia Legislativa, ocupando cargos de chefia e secretariado. Ao longo dos anos, recebeu diversas honrarias por seu trabalho em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, sendo amplamente reconhecido por sua atuação social. 

A presença de um cidadão da AMUREL em um cargo de relevância estadual é importante para a região. Esse tipo de representação pode facilitar uma maior visibilidade para as questões locais, trazendo mais recursos, atenção para os desafios específicos enfrentados e uma maior articulação entre as políticas locais, estaduais e nacionais. 

“O conselheiro Herneus vem conduzindo o nosso Tribunal de Contas com muita maestria, muita competência, muita serenidade, equilíbrio, bom senso, harmonia e muita sensibilidade, fundamentais qualidades para que nós possamos fortalecer esta Casa enquanto importante órgão de controle da gestão pública catarinense. Esse jeito de fazer gestão, com espírito democrático, tem dado muito certo e é uma das principais razões que justificam a continuidade deste trabalho”, declarou o vice-presidente, José Nei Ascari. 

O conselheiro Ascari também cumprimentou o conselheiro Adircélio pela recondução ao posto de corregedor-geral. “É justo registrar que o senhor se constitui numa das mais respeitadas lideranças do sistema de contas nacional, não só por ocupar a vice-presidência da Atricon [Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil], mas, sobretudo, pelas relevantes contribuições para melhorar como um todo o sistema de controle da gestão pública no nosso País.” 

Saiba mais informações em “Conselheiro Herneus De Nadal é reconduzido à Presidência do TCE/SC para o biênio 2025-2027