O presidente da Amurel, Jairo Cascaes, prefeito de Tubarão, participou na noite desta quinta-feira, 18, de uma reunião com diversas autoridades para debater soluções relacionadas à trafegabilidade incluindo o Morro dos Cavalos e o asfaltamento das SCs 108 e 435. O encontro ocorreu na na ACIT (Associação Empresarial de Tubarão).
A pauta foi uma resposta às ocorrências do fim de semana, com o bloqueio da pista na BR101, gerando comprometimento do tráfego e com isso diversos transtornos relacionados ao fluxo de veículos e a logística.
O evento contou com a participação da FACISC (Federação das Associações Empresariais de SC), representada no encontro pelo seu vice-presidente, César Smielevski.
O presidente da Amurel falou da urgência que essa pauta tem de sair do papel. “A Amurel vem cobrando essas obras há muito tempo. Esse movimento foi necessário para discutir e buscar solução para o problema, pois sabemos que as rotas alternativas não estão aptas para receber um movimento tão grande de veículos como tivemos nesses últimos dias. A reinvindicação é essa, para que possamos sensibilizar os governos para a pavimentação desses acessos alternativos e ver a possibilidade para a construção do túnel no Morro dos Cavalos o mais rápido possível”
Entre as lideranças políticas presentes estavam diversos deputados federal e estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças empresariais de toda a região Sul, Extremo Sul e Grande Florianópolis. Além do prefeito Jairo Cascaes, participaram os prefeitos de Rio Fortuna, São Bonifácio, Santa Rosa de Lima, Anitápolis, Içara, Imbituba e São Martinho.
O resultado da reunião foi a formação de duas comissões: uma com deputados federais e empresários para tratar do túnel do Morro dos Cavalos, e outra, que tratará das rodovias estaduais. No próximo dia 24 deste mês, a comissão para tratar do Morro dos Cavalos se reunirá com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília, e em paralelo a isso, a comissão para tratar das SCs se reunirá com o Governador do Estado, Jorginho Mello. Nos dois encontros, será entregue um documento reforçando a mobilização das lideranças políticas e empresariais.