Nesta semana aconteceu o Conexão Portal na Prática, um evento itinerante que tem como objetivo auxiliar os compradores públicos municipais a se adequarem à Lei 14.133/21, que regula as compras públicas no país. A capacitação foi promovida pelo Portal de Compras Públicas, o escritório Jacoby Fernandes & Reolon e contou com o apoio da Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL), da Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) e a da Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amrec).
A palestra foi uma oportunidade para que os profissionais da área se atualizarem sobre as mudanças trazidas pela nova lei de licitações e compras públicas, esclarecendo suas dúvidas e compartilhando experiências, a fim de que todos tivessem a oportunidade de aprender sobre as mudanças entre a nova e antiga lei, o pregão eletrônico e a ferramenta eletrônica de compras públicas, que serão usadas em sua maior parte por meio de sistemas.
As compras públicas são processos burocráticos que visam trazer economicidade para a prefeitura, evitar o desvio de verbas e promover a transparência, mas que também apresentam desafios para os gestores movimentarem suas equipes.
O palestrante do Portal Compras Públicas, Fernando Augusto Ferreira Rossa ressalta: “A capacitação é essencial. Houve muita mudança no modo como era feito, antes tínhamos o Pregão Presencial e hoje as compras passam a ser eletrônicas, através de Pregão Eletrônico. Nós precisamos capacitar os servidores públicos para essa mudança de paradigma, pois tudo agora será feito através do sistema.”