Durante o mês de outubro, a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Socorro em Pescaria Brava será iluminada de rosa.

Trata-se da adesão – de Pescaria Brava e de um de seus principais cartões-postais – ao movimento “Outubro Rosa”, praticado em várias partes do mundo e que remete à luta contra o câncer de mama, estimulando a participação da população, empresas e entidades. 

Iniciada nos Estados Unidos, a história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.

A princípio, o movimento compreendia ações direcionadas à conscientização da prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce. Para tanto, as cidades se enfeitavam com os laços rosas e promoviam ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes da doença, partidas de boliche, etc. 

Em seguida, surgiu a iniciativa de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros para divulgar o Outubro Rosa e chamar a atenção da população para o câncer de mama.

Com uma simples mudança na iluminação, hoje o movimento pode ser reconhecido e compreendido em qualquer parte do mundo, além das fronteiras dos países e idiomas, apenas pela leitura visual.

Além da iluminação da Igreja Matriz, outras ações estão sendo desenvolvidas no município para “chamar” a atenção da população.

Nesta quarta, dia 08, às 19h:30m, acontece uma série de atividades no salão paroquial de Pescaria Brava, como, palestras, apresentação de dança, orientações, sorteio de brindes e ainda serão entregues às mulheres participantes, uma sacola com o logotipo da campanha.

Segundo a secretária de Saúde, Daiana Dozol de Andrade Goulart, muitas ações e atividades serão desenvolvidas.

“Durante todo o mês, faremos um esforço muito grande para que as mulheres do município sejam examinadas e orientadas da melhor maneira possível. O exame é essencial para o diagnóstico precoce do câncer no seio, fator decisivo para o sucesso do tratamento”, disse Daiana.

A secretária lembrou ainda que o exame de mama é muito importante, não dói e deve ser feito regularmente, “convocamos todas as mulheres para participar do Outubro Rosa e fazer os exames, a mulher que se ama, se cuida”, salientou.

Programação:

Quarta-feira – 1º de outubro
Abertura da campanha

Quarta-feira – 08 de outubro
Palestras com profissionais da área, apresentação de dança, orientações de auto maquiagem, sorteio de brindes e entrega de sacolas da Campanha.
Local: Salão paroquial de Pescaria Brava a partir das 19h:30m

Sábado – 18 de outubro Dia “D” da Campanha
As unidades de saúde de Barreiros, KM37 e extensão do Sertão da Estiva, ficarão abertas entre 08h e 16h, para a realização das seguintes ações: preventivo, pedidos de mamografias, verificação de pressão arterial, glicemia a orientações.

Durante todo o mês de outubro as unidades de saúde continuarão com os trabalhos de prevenção ao câncer de colo do útero e de mama.

 

Coordenadoria de Comunicação – Prefeitura de Pescaria Brava