A AMREC vai promover no 7 de outubro, as demais regiões (AMESC e AMUREL), um treinamento voltado a técnicos das prefeituras sobre o sistema de pregão eletrônico Cidadecompras. O curso tem duração de um dia e as duas turmas terão aulas práticas, com computadores próprios, na sala 8 do bloco 21 da Unesc. O responsável pelo curso é o assessor jurídico da Fecam, Edinando Bustolini. Para a realização do treinamento a Associação dos Municípios da Região Carbonífera reservou vagas para os municípios filiados à associação, mas também poderão fazer a inscrição prefeituras de outras microrregiões, como Amesc e Amurel. As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de outubro, pelo telefone (48) 3438-6146 ou pelo site da AMREC (clique aqui), sendo que a AMUREL terá 07 vagas.
O sistema de compras por pregão já é obrigatório em todo o país quando a contratação de bens ou serviços for realizada com recursos federais. Além disso, o decreto que instituiu a obrigatoriedade ainda prioriza o pregão eletrônico, ou seja, aquele feito com ajuda da Internet, ao invés do presencial, que deve ser adotado somente quando o primeiro for inviável. Para se adequar a esta regra, os municípios precisam capacitar servidores municipais e ainda contratar um sistema de compras eletrônicas que opere na Internet, como o Portal Cidadecompras, oferecido gratuitamente pela Confederação Nacional dos Municípios e que será o apresentado durante o treinamento promovido pela Amrec.
Com o treinamento, a Fecam também pretende incentivar os municípios para que adotem o sistema de pregão não somente para as compras que envolvam recursos federais, mas para qualquer contratação de bens ou serviços feita pelo município. Esta modalidade oferece aos administradores economia, transparência, agilidade e ampliação da concorrência. O treinamento inicia com a apresentação do sistema e durante o dia os técnicos vão simular pregões e cotações eletrônicas.
Fonte:www.amrec.com.br