Tubarão: Funcionários das Prefeituras e das Câmaras de Vereadores das regiões da Amurel, Amrec e Amesc participaram ontem,sexta-feira, dia 21, em Tubarão, no Sul do Estado, de um encontro, onde o assunto discutido foi o novo sistema de envio de informações para o Tribunal de Contas do Estado. A reunião aconteceu nas dependências da Associação dos Municípios da Região de Laguna(Amurel).
Segundo o assessor de sistemas da Betha Sistemas, de Criciúma, Guido Vanderlindi Júnior, o Tribunal de Contas implantou um novo sistema de auditoria chamado e-sfinge, por este motivo, palestras sobre essas mudanças são necessárias. As prefeituras e Câmara de Vereadores precisam enviar informações sobre o orçamento de 2005 e execução do primeiro bimestre para o tribunal até o dia 30 de outubro. “Esse novo sistema de auditoria, permite que uma maior quantidade de dados sejam enviados para o órgão”, explicou.
Anteriormente o sistema de auditoria era o ACP.
De acordo com Júnior, realizar reuniões deste porte é fundamental para que as prefeituras e o legislativo se enquadrem ao sistema para gerar informações ao Tribunal de Contas.
Este assunto também será discutido na próxima terça-feira, agora no Salão Nobre da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). O palestrante será Luiz Carlos Wisintainer e Sônia Endler. O evento inicia às 8h30min. A promoção é da Amurel.
Segundo o secretário executivo da Amurel, Jorge Leonardo Nesi, a Amurel procura realizar eventos de interesse público. “Este assunto que está sendo repassado sobre as modificações do sistema do Tribunal de Contas, é importante para que as prefeituras e os legislativos possam de adequar as novas regras de envio de informações”,frisou.